Na ponte entre Brasil e Estados Unidos, o percussionista pernambucano Juvenal ‘Naná’ Vasconcelos (1944-2016) cravou sua marca como pioneiro na integração da consciência ecológica com a música. No palco, Naná era conhecido pelo uso de instrumentos de origem indígena e afro-brasileira em suas apresentações – caxixi, gongo, cuíca e berimbau, entre outros. Foi apelidado pela crítica americana de 'Jungle man'. Entre tantos feitos, foi vencedor do Grammy por oito vezes, eleito o melhor percussionista do mundo pela revista de jazz Down Beat em nove ocasiões, e participou da autoria da trilha da animação brasileira indicada ao Oscar 'O menino e o mundo'. Ao lado do grande amigo Milton Nascimento, teve participação importante no Clube da Esquina.
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Patrícia Vasconcelos se lembra da emoção do encontro. “Ele (Rich) sentia vontade de devolvê-los porque essa energia não era dele. Ficamos muito felizes com esta sensibilidade.” Ela fez o caminho inverso do marido e mudou-se com a filha Luz Morena Vasconcelos para Nova York. Atualmente, cursa psicologia na Borough of Manhattan Community College – a meta é produzir uma tese sobre a obra de Naná e a musicoterapia.
SOCIAL
Enraizado na música e no extenso trabalho social, o legado de Naná Vasconcelos perpassa a ressignificação da percussão e a reinvenção das sonoridades. “Quando falava do Amazonas, ele ‘fazia chover’ no show – por meio dos sons. O público saía da apresentação refletindo sobre o meio ambiente. Quando as pessoas ainda não se davam conta, ele já levantava essa bandeira”, lembra a viúva Patrícia Vasconcelos.
Um dos instrumentos recuperados é uma peça de lata utilizada para refletir a luz. “Em determinados momentos do show, ele virava o refletor para que a luz batesse nele e explodisse na plateia causando um efeito com a música. Ele já tinha essa preocupação nos anos 1970”, explica o produtor. Entre os bens resgatados em NY, há ainda agogô, caxixi e objetos personalizados e indígenas.
Para Geraldinho Magalhães, Naná Vasconcelos foi contra todas as apostas e elevou os padrões da música brasileira.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Pablo Pires Fernandes.