Um dos mais importantes nomes do samba nacional, a cantora, compositora e bandolinista Nilze Carvalho, de 49 anos, para comemorar os 40 de carreira, gravou CD e DVD ao vivo, com composições autorais e músicas que fazem parte do repertório ao longo das décadas. “Colocamos como ponto de partida da minha carreira quando cantei no Fantástico, em 1979. Recebi meu primeiro cachê quando tinha 6 anos”, afirma. Ainda sem previsão de lançamento do trabalho em Belo Horizonte, a artista esteve pela última vez na capital mineira em 2017, no Festival de Arte Negra (FAN), quando conduziu roda de samba em homenagem a Clementina de Jesus.
O trabalho seguiu caminho incomum em termos de gravação. Primeiro, Nilze lançou a versão em streaming e depois resolveu produzir o DVD, quando gravou as músicas para CD. O DVD deve ser lançado em janeiro. “A dinâmica de lançamento mudou muito. Então, calhou de a gente aproveitar a comemoração de 40 anos. É um DVD que precisava ter. É o primeiro audiovisual que tenho solo. Estava querendo fazer há muito tempo”, diz.
Nilze selecionou 18 composições dos últimos três trabalhos: Estava faltando você (2005), CD indicado ao Prêmio da Música Brasileira; O que é meu (2011), pelo selo Biscoito Fino, com participação nos arranjos de Paulão Sete Cordas e Cristóvão Bastos; e Verde amarelo negro anil (2014), CD independente indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de samba. “Quando fazemos trabalho independente, gravamos o que a gente gosta em termos de arranjos. Fazemos sem pretensão. Então, quando vemos CD nestes moldes ser indicado ao Grammy, é muita alegria”, afirma.
saiba mais
David Guetta lança sétimo disco com nomes consagrados e novos artistas
Vídeo: Bailarina de Iggy Azalea desmaia no palco em show no Maracanã
Disco de Juarez Moreira lembra o famoso reduto de artistas na Savassi
Disco da cantora Anaí Rosa chama a atenção para a obra do sambista Geraldo Pereira, ídolo de João Gilberto
Backstreet Boys comemora 25 anos com turnê em 2019
Nilze também brinda o público com composições autorais, como Nordestina, que fez com Zeca Leal; Andarilho, parceria com Cristino Ricardo; e Verde amarelo negro anil, com Marceu Vieira. O CD e DVD foram gravados no PlayRec Studio, no Rio de Janeiro. “Abrimos para 30 pessoas acompanharem a gravação. O resultado ficou bem intimista, como a gente planejava. Queríamos fazer com muitos músicos tocando. Estava comigo uma família, músicos que tocam comigo há muito tempo. Foi uma festa. Com repertório que toca há muito tempo”, afirma a sambista.
Nilze Carvalho – 40 anos ao vivo
. Fina Flor
. 18 faixas
. R$ 24,90