Nada de consoantes estranhamente enfileiradas ou refrões incompreensíveis sem a ajuda do Google Tradutor. Apesar da nacionalidade finlandesa, a discografia do Força Macabra reúne títulos como Nos túmulos abertos, Meus olhos só veem dor e Aqui é o inferno. Se não é difícil encontrar bandas brasileiras de metal, hardcore e outros ritmos extremos cantando em inglês, ver artistas de países não lusófonos fazendo letras na nossa língua é raridade. Já o grupo que se apresenta neste sábado (24), em Belo Horizonte, foi formado em 1991 justamente com esse propósito, sob a influência do rock pesado feito por aqui na década anterior.Leia Mais
Festival I Love Jazz movimenta a Praça do Papa no fim de semanaDançarinos ensinam swing jazz ao público em festival gratuito em BHOtto faz show em BH para celebrar os 20 anos de 'Samba pra burro'Slash confirma shows no BrasilFiel à sua trajetória poética, Jovino Machado lança Trilogia do álcoolPitty testa canções no palco, defende o feminismo e critica fake news
“Para cantar em português, nos inspiramos em Armagedom, Ratos de Porão, Lobotomia e em um dicionário de bolso”, explica Taurus. Ele conta que, no começo, tentavam descobrir o que as palavras significavam e por que não havia outra possibilidade para eles a não ser cantar em português. “Começamos a escrever letras e tivemos ajuda de amigos do Brasil e de Portugal para corrigi-las. Nas primeiras gravações, a pronúncia era bem mais ou menos, mas talvez isso tornasse tudo mais original e interessante”, revela o vocalista, que, com o tempo estudou português e conta com a colaboração de amigos daqui para escrever algumas músicas.
Como o nome da banda sugere, a maioria das letras fala sobre temas sombrios, mórbidos, com críticas sociais em algumas delas.
Os finlandeses também destacam a possibilidade de tocar no mesmo evento que o Armagedom, banda paulista citada por eles como importante influência para o Força Macabra, além dos amigos e compatriotas do Kovaa Rasvaa, outro nome importante no underground do país nórdico. Realizado em BH de forma independente desde 2013, o Metalpunk Overkill propõe a cada edição uma reunião de bandas locais, nacionais e estrangeiras de ritmos extremos: punk rock, thrash metal, crossover, hardcore e grindcore.
METALPUNK OVERKILL FESTIVAL
Shows de Força Macabra (Finlândia), Kovaa Rasvaa (Finlândia), Armagedom (SP), Tyranno (RJ), Stomachal Corrosion (BH), Martírio (BH) e Vultor (BH/Ouro Preto).