O multi-instrumentista, compositor e cantor Sérgio Pererê colhia estrelas com o filho caçula, Inane. Cantava assim para niná-lo: “Lembra da gente brincando/ De colher estrelas no céu/ Lembra da gente contando sonhos/ De amor imortal/ Lembra da gente voando alto/ Em aviões de papel.” Depois de 12 anos, a canção Sertão foi resgatada, a pedido de Inane, para o novo disco de Pererê, Cada um, que será lançado sábado (3), no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube.
Com 11 faixas, o álbum mescla inéditas com canções escritas há mais tempo. Todas trazem o olhar de Pererê sobre o homem comum. “Falo muito da vida e da morte. De alguém que se foi, pessoas que se foram. Perdi minha mãe (dona Fininha) há dois anos. Naquele mesmo ano, partiu Vander Lee. Minha mãe foi em um mês e Vander Lee no outro.
Cada um é o sexto álbum solo de Pererê. O título vem da quinta faixa, um baião eletrônico com zabumba e triângulo. “O nome fantasia poderia ser ‘quebra de mito’. Nessa música, falo do lugar desmitificado do artista. Não tenho clarevidência nem ‘audiociência’, fazendo um neologismo. A música traz muito o lugar do humano: cada um é cada um, cada um tem a sorte e a dor de ser o que é”, afirma. A faixa conta com a participação de Iara Rane, sobrinha dele.
ORIENTE
Pererê se arrisca em termos de sonoridade, vai muito além das influências africanas, marca de sua obra.
“Misturamos beats eletrônicos, teclado, violão de aço, caxixis e charango (violão de 10 cordas). A percussão aparece no meio de forma orgânica”, explica. Outro destaque é a limpidez da voz de Pererê.
O álbum contou com a participação da cantora e compositora Laura Catarina. “Quando a conheci, ela tinha 9 anos. Assisti ao crescimento dela. Vander Lee falava o quanto ficava feliz em ver a filha crescendo e compondo. Acreditava que a gente se aproximaria musicalmente mais tarde, dizia que a música dela dialogava mais com a minha do que com a dele.”
Laura participa da faixa Caminho do sol. Os versos bem cabem para seu pai: “Meu mestre mirou/ O caminho do sol/ E lá foi morar/ Meu mestre mandou/ Mensagem de luz/ Que é para ninguém chorar.”
CADA UM
Show de Sérgio Pererê. Com Barulhista, Richard Neves e Laura Catarina. Sábado (3), às 21h.
Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes.
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: Centro Cultural MTC e (31) 3516-1360.
.