Rompendo estereótipos do amor romântico, a dupla Estrela Leminski (cantora e poetisa) e Téo Ruiz (violonista e guitarrista) apresenta canções que falam de maneira franca sobre relacionamentos afetivos. Nesta sexta-feira (5), o casal curitibano chega a BH para uma dobradinha na A Autêntica. O mineiro Luiz Rocha, integrante da banda Todos os Caetanos do Mundo, abre a noite.
O disco Tudo que não quero falar sobre amor (2017) tem 12 faixas. “O processo foi enlouquecedor. A gente não tinha nenhum clipe e de repente resolvemos gravar 12”, conta Téo. As filmagens ocorreram em várias cidades – inclusive BH. Já o projeto especial Leminskações (2014) tem o intuito de resgatar releituras e composições de Paulo Leminski, pai de Estrela. “Ele acabou ficando muito mais conhecido pela poesia. Por isso, quis resgatar o lado compositor dele a partir desse álbum”, diz ela.
Estrela e Téo ressaltam sua conexão especial com Minas. “Foi no Festival de Inverno de Ouro Preto que descobri a minha paixão pela música. Quando voltei para Curitiba, tranquei o curso de publicidade e resolvi fazer faculdade de música”, conta Estrela. Téo destaca a parceria com John Ulhoa, do Pato Fu, que produziu e mixou a faixa A vida não é justa, composta pela dupla.
Ao comentar o momento tenso que o Brasil atravessa, Estrela afirma que o trabalho do casal tem um viés politizado, mas não panfletário. “A crise é, acima de tudo, uma crise de leitura. Em geral, as pessoas não estão mais preocupadas com o conteúdo da história, mas com a manchete, os memes”, diz, citando a letra de sua canção Novela das seis: “Um argumento sem lógica/ Contando sempre a mesma história/ Como saber o que é verdade/ Só com a manchete de uma capa de revista/ Ou se vão manipular o nosso medo/ De ser mais uma estatística.”
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
ESTRELA LEMINSKI E TÉO RUIZ
Show nesta sexta-feira (5), às 22h. Abertura: Luiz Rocha. A Autêntica. Rua Alagoas, 1.172, Savassi, (31) 3654-9251. R$ 30.