“Minha vida toda é assim. Tudo o que fizer, tudo o que comprar, o que gostar, o que achar que é bonito, eu separo para fevereiro”, anuncia Maria Bethânia no documentário Fevereiros, do cineasta Marcio Debellian. Abordando a ligação da cantora com o carnaval da Mangueira e o sincretismo religioso em sua terra, Santo Amaro da Purificação (BA), a produção abre a Mostra In-Edit Brasil – 10 anos, esta sexta-feira (14) à noite, no Sesc Palladium.
O evento é um recorte do In-Edit Brasil, festival dedicado ao documentário musical realizado desde 2009, em São Paulo. “Como é a primeira vez que Belo Horizonte nos recebe, a ideia foi escolher títulos que marcaram os 10 anos do evento. São 11 produções. Temos algumas inéditas no circuito comercial, como o próprio Fevereiros, vencedor do prêmio do júri da edição do In-Edit 2018, e outras mais antigas, como o Gretchen filme estrada, de 2010. É um recorte mesmo”, explica Marcelo Aliche, curador e diretor artístico do evento.
A mostra, que já teve edições no Rio de Janeiro, Salvador e Belém, prima pela qualidade e não pela popularidade, garante o curador. “Se aparecer um documentário sobre a Madonna e for ruim, ele não entra.
Leia Mais
Viola Davis se arrepende de papel que lhe rendeu indicação ao Oscar'Hotel Artemis' apresenta Los Angeles distópica em 2028 'Se não houver interpretações equivocadas, terei falhado', diz Daniela ThomasDocumentário com Dilma abre o Festival de Cinema de BrasíliaOficina de instrumentos africanos trazem outras sonoridades a BHDebellian lembra que o samba carioca sofreu forte influência do samba de roda do Recôncavo, terra de Bethânia e Caetano Veloso. A própria ala das baianas tem origem ali.
O cineasta era próximo de Maria Bethânia, pois a cantora participou de dois outros projetos dele: os documentários O vento lá fora, de 2015, e Palavra en (cantada), de 2008. “Estamos vivendo um momento de muita intolerância em todos os campos. Por isso, a festa de Santo Amaro me chamou a atenção. Ela nos dá uma lição: apesar de ser uma celebração católica, pessoas de todas as religiões convivem harmonicamente. Ha respeito, há tolerância.
PIANO Outro destaque da mostra é O piano que conversa, de Marcelo Machado. O documentário mostra o pianista paulista Benjamin Taubkin trabalhando em vários lugares do Brasil e do mundo, como Bolívia e Coreia do Sul. “A protagonista acaba sendo a minha música e, consequentemente, o piano, por ser meu instrumento”, observa Taubkin.
“Tenho feito muitos encontros na minha carreira, e o Marcelo acabou focando nisso. Não só em São Paulo, mas na Bolívia e até na Coreia, onde cheguei a me apresentar com brasileiros e coreanos. Essa questão do diálogo, dessas junções, ficou na cabeça dele. Estou muito satisfeito com esse projeto. Acabou sendo o filme mais visto na Mostra In-Edit do ano passado, em São Paulo, além de arrebatar o prêmio do público”, comemora.
Taubkin estará presente à sessão de terça-feira (18). Na quarta-feira (19), às 20h, ele vai ministrar aula-show em parceria com Paulo Santos, integrante do extinto grupo Uakti, e Nelson Soares e Marcos Moreira (do duo experimental O Grivo).
“Por uma feliz coincidência, tenho participado de muitos projetos em BH. Dei uma oficina no Festival de Inverno da UFMG, em julho, estive aí no Música Mundo e agora estou de volta. Será uma honra dividir o palco com o Paulo e o pessoal do Grivo”, comemora Benjamin Taubkin.
MOSTRA IN-EDIT BRASIL: 10 ANOS
Até 23 de setembro.
• Agenda
» Fevereiros
. Direção: Márcio Debellian
. Nesta sexta-feira (14) e domingo (23), às 19h30
. A relação de Maria Bethânia com o carnaval, a religião e a espiritualidade
» L.A.P.A.
. Direção: Emílio Domingos e Cavi Borges
. Domingo (16) e quinta-feira (20), às 17h30
. Documentário sobre o Bairro da Lapa, espaço decadente que se tornou ponto referência da música carioca
» Vou rifar meu coração (foto)
. Direção: Ana Rieper
.
. Filme sobre a música brega, expressão do imaginário popular brasileiro
» Filhos de João – O admirável mundo novo baiano
. Direção: Henrique Dantas
. Domingo (16), às 15h30, e sexta (21), às 17h30
. A trajetória dos Novos Baianos e o encontro do grupo com João Gilberto
» Waiting for B.
. Direção: Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel Brazil
. Quarta-feira (19) e sábado (22), às 19h30
. Filme acompanha fãs acampados em frente ao Morumbi durante dois meses para ver Beyoncé
» Gretchen filme estrada
. Direção: Eliane Brum e Paschoal Samora
. Terça-feira (18) e sábado (22), às 17h30
. Documentário sobre o período em que Gretchen se dividiu entre o picadeiro e a campanha para prefeita da Ilha de Itamaracá (PE)
» Olho nu
. Direção: Joel Pizzini)
. Sábado (15), às 15h30, e sexta-feira (21), às 19h30
. Ney Matogrosso revê sua vida pessoal e sua carreira
» A farra do circo
. Direção: Roberto Berliner e Pedro Bronz
. Domingo (16), às 19h30, e domingo (23), às 17h30
. A história do Circo Voador, espaço emblemático da cultura carioca
» Eu, meu pai, e Os Cariocas (foto)
. Direção: Lúcia Veríssimo
. Sábado (15) e quinta-feira (20), às 19h30
. Homenagem ao maestro Severino Filho, líder do grupo musical Os Cariocas
» O piano que conversa
. Direção: Marcelo Machado
. Terça-feira (18), às 19h30, e domingo (23), às 15h30
. Documentário sobre a relação de Benjamin Taubkin com o piano
» Dê lembranças a todos
. Direção: Irmãos Di Fiori
. Sábado (15), às 17h30, e sexta-feira (21), às 15h30
. Familiares, parceiros, amigos e fãs de Dorival Caymmi relembram a trajetória do compositor.