Começa nesta quinta-feira (30) a 16ª edição do Festival Internacional de Corais (FIC), que homenageará os povos nativos – pilar da cultura brasileira. Realizada em Minas Gerais e São Paulo, a programação reúne 160 atrações, entre artistas, grupos e congados, com atenção especial à música indígena.
O curador do evento, maestro Lindomar Gomes, conta que a homenagem aos índios é fruto de sua indignação com as dificuldades enfrentadas por eles. “Percorri 12 aldeias brasileiras. Recebi um acolhimento maravilhoso, mas me deparei com situações deploráveis”, revela.
Leia Mais
Biografia revela a trajetória do multiartista Mauricio TizumbaSkank lança o projeto Os três primeiros, com CD e DVD do showNatiruts lança música inédita em parceria com o cantor ThiaguinhoToninho Horta comemora seus 70 anos com show gratuito na Praça JKAdriana Calcanhotto retornará a BH em novembro e ingressos já estão à venda ''Tenor com pegada pop'', Thiago Arancam se apresenta em BHO intercâmbio cultural marca o evento, que será encerrado em 23 de setembro. A programação conta também com nomes da música popular – As Galvão, Chico Lobo, Marcus Viana, Sérgio Pererê e Wilson Dias.
Além de divulgar a extensa programação com entrada franca, o site do festival traz acervo de arranjos de composições inspiradas na cultura indígena assinadas por Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento e Fernando Brant, entre outros.
Brant, aliás, foi responsável pelos temas de cada edição do festival até 2015, ano de sua morte. Em seu lugar foi escalado Murilo Antunes, que celebra a diversidade nos versos de Somos todos irmãos, parceria com o maestro Leonardo Cunha. Ao longo da programação, essa canção será interpretada por todos os grupos participantes do FIC.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
Hoje (30/8), a partir das 19h: Coral da AABB-BH, Coral Ensaio Aberto, Niños Cantores de la Araucanía (Chile), Fernando Gomes, Gabi Drummond e Leo Cunha. Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem. Rua Sergipe, 175, Centro.
Amanhã (31/8), a partir das 18h30: Coral Ensaio Aberto e Niños Cantores de la Araucanía. Rainha da Sucata. Praça da Liberdade, Av.
Retirada de ingressos mediante doação de água mineral ou 2kg de alimento não perecível. Programação completa: festivaldecorais.com.br. Entrada franca..