São Paulo – Thiago Arancam não esconde a emoção de voltar a Belo Horizonte, oito meses depois de participar do recital de Natal organizado pela Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Belvedere. “A igreja estava forrada de gente. Foi uma grande receptividade à minha primeira e marcante apresentação na cidade”, recorda o tenor. Sábado (1º/9), no Palácio das Artes, ele apresenta Bela primavera, show da turnê do CD homônimo, lançado no ano passado, com canções de Leonard Cohen (Hallelujah), Paula Fernandes (Bela primavera) e Flávio Venturini (Céu de Santo Amaro).
Leia Mais
Festival Internacional de Corais começa com homenagem aos indígenas Grammy Latino homenageia Erasmo Carlos Moreira Lima chega a BH com caminhão musical em show gratuito Adriana Calcanhotto retornará a BH em novembro e ingressos já estão à vendaO repertório inclui canções do disco This is Thiago Arancam, que chegou às lojas há pouco mais de um mês. Traz versões de A música da escuridão e O fantasma da ópera – consagradas no musical O fantasma da ópera, em cartaz em São Paulo e protagonizado por Thiago –, Nessun dorma (ária de Turandot, de Puccini), Ave Maria, de Gounod, e Bella ciao.
“Com a junção de orquestra e banda, as canções ganham pegada mais pop, mas sem perder as referências eruditas como cordas, harmonização e o desenho melódico dos violinos. Esse é um projeto meu para popularizar minha carreira”, revelou Thiago, em bate-papo no teatro paulistano Renault, antes de uma sessão de O fantasma da ópera.
Bela primavera é resultado do projeto desenvolvido por Arancam e sua produtora, Novo Palco. “Buscamoss clássicos como Hallelujah e Strani amore, que se adequavam à minha voz, com a base pop rasgando atrás com desenhos de sinfonias”, explica.
AUDIÇÃO
O entusiasmo de Arancam com a turnê só se compara à estreia em seu primeiro musical. Depois do contato da T4F, produtora da montagem em cartaz em São Paulo, Thiago passou por audição de óperas e canções populares até se encontrar com Andrew Lloyd Webber, autor de Fantasma..., que bateu o martelo sobre o brasileiro. Thiago assistiu ao musical, pela primeira vez, em Nova York. “De imediato, veio o encantamento.
O musical mudou a rotina do tenor. “Há dois meses e pouco estou sem pôr os pés em avião. Coisa que nunca aconteceu em minha vida nos últimos 20 anos. Com tanto tempo sem fazer malas, quero ver como farei as minhas para Belo Horizonte”, brincou.
Thiago começou a ter interesse pela música erudita nos tempos em que frequentava o coral do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Até hoje, Va, pensiero, coro do terceiro ato da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, é uma grande lembrança. Sua carreira internacional contou com o apoio do astro espanhol Plácido Domingo. O brasileiro já fez cerca de 500 apresentações em 40 países.
* O repórter viajou a convite da produção
BELA PRIMAVERA
Show de Thiago Arancam. Sábado (1º/9), às 21h.