Há 15 anos, o pianista carioca Arthur Moreira Lima literalmente coloca o pé na estrada. Em 2003, ele lançou a iniciativa Um piano pela estrada, cujo objetivo é levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural. O pianista ressalta que se trata de iniciativa inédita. “O ineditismo é porque o concerto vai todo em um caminhão rodando pelas estradas do país. Tudo vai dentro dele. O piano de cauda, o palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o telão, o camarim. Sem contar os profissionais envolvidos, como técnicos, afinador. E tudo é montado em apenas duas horas. É extraordinário”, conta.
saiba mais
No repertório, o pianista de 78 anos vai mesclar música clássica universal e MPB. O programa inclui desde Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, passando por Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, além do argentino Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano. “Acho importante dar um apanhado dessas composições. Ninguém pode dizer que não gosta de tal música se nunca a escutou. Assim como não pode dizer se gosta de caviar se nunca comeu. Tem que conhecer para opinar”, diz o instrumentista, que em 2019 vai fazer uma turnê pela China. “Acho que o que me dá mais satisfação neste projeto é realmente levar música de qualidade a pessoas e lugares que jamais teriam contato. É a música clássica ao alcance de todos”, ressalta. O concerto é gratuito.
UM PIANO PELA ESTRADA
Recital do pianista Arthur Moreira Lima.Hoje, às 19h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. (Rua Leonil Prata, s/nº, Alípio de Melo). Entrada gratuita.