“Sempre fui apaixonado pela arte. Quando aconteceu de eu dirigir meu primeiro clipe, quando houve essa mudança de chave, eu sabia que, se colocasse amor, ia dar certo.” A afirmação é do belo-horizontino Messias Santos, mais conhecido como Mess Santos, diretor de videoclipes de uma longa lista de artistas que inclui Simone e Simaria, Jota Quest, Wesley Safadão, Anitta, Maiara e Maraisa, Cláudia Leitte e Alexandre Pires, entre outros.
O mais recente lançamento dirigido por ele é o clipe 1 em um milhão, de Simone e Simaria. O video é estrelado pela atriz Deborah Secco e seu marido, Hugo Moura, e foi gravado durante dois dias em São Paulo. Mess também dirigiu o inédito Esa mujer, de Roberto Carlos, com a participação do espanhol Alejandro Sanz.
Leia Mais
Simone & Simaria, Alok e Cleber & Cauan prometem sábado animado no VillaMixBHReginaldo Manzotti se aventura pelo sertanejo em música com Simone & Simaria; confira Simone & Simaria misturam funk e sertanejo em parceria com MC Kevinho; confiraFátima Bernardes solta a voz ao lado de Simone & Simaria em seu programaApós tuberculose, Simaria posta foto com irmã e anuncia 'retorno'Mess Santos - o diretor mineiro vice-campeão do YoutubeYouTube Next Up promove concurso para novos artistasCantoras mineiras fazem releitura de Elis Regina em clipe; assistaFoi aí que Messias Santos sentiu a chave do sucesso virar.
Depois do clipe do Replace, Mess foi convidado para dirigir Odeio, de Manu Gavassi, e, em seguida, Dentro de um abraço, do Jota Quest. A partir daí, ele não parou mais. Com formação acadêmica em design gráfico, Mess conta que seu conhecimento sobre direção e vídeo foi adquirido na prática.
Esse número é o segundo maior do país, atrás apenas do roteirista e diretor Konrad Cunha Dantas, o KondZila. Entre os clipes de maior sucesso do diretor está Você partiu meu coração (348 milhões de visualizações), de Nego do Borel, com participação de Anitta e Wesley Safadão. Foi um trabalho que ele dirigiu a distância. “Estava tudo pronto para a gravação, mas, na data, eu estava em Nova York, dirigindo uma produção do Alexandre Pires, e não podia sair de lá. Acompanhei todas as cenas pela tela de um monitor. Fiquei com muito medo de não dar certo, mas hoje é o clipe de maior sucesso da Movie 3, graças a uma equipe afinada que a gente conseguiu montar”, diz.
Na opinião de Mess, um clipe chega aos milhões de views por “uma combinação de tudo – uma música que vai funcionar bem dentro do seu estilo e amor, o que é uma coisa engraçada de se falar. Quando se faz arte, tem que ter amor envolvido, tem que ter apreço pelo trabalho. Acho que isso não é segredo, mas é essencial.
Ele conta que já criou, produziu, gravou e publicou um videoclipe em menos de uma semana e diz que os prazos em geral dependem muito mais dos artistas que o contratam do que dele próprio. “Tem gente que chega com data apertada, que quer a produção para ontem. Tem outros que têm prazos maiores.” Quanto aos valores do trabalho ele desconversa. “Tem produção que envolve uma equipe de 30 pessoas e tem produção que envolve mais de 300. Outras envolvem a presença de atores que são muito caros. Então é difícil falar num valor médio. São muitos fatores que influenciam nesse custo”, diz.
Mess afirma que, sempre que tem oportunidade, dá um pulo em BH para vistar a mãe, que mora na região metropolitana. “Minas tem tudo de melhor.
Abaixo, confira o clipe de 1 em um milhão:
Confira algumas das produções dirigidas por Mess:
2011: Replace - "Aprender a Voar"
2011: Manu Gavassi - "Odeio"
2012: Jota Quest - "Dentro de um Abraço"
2013: Naldo Benny - "Faz Sentir"
2013: Jota Quest ft. Natiruts - "Reggae Town"
2013: Eminence "Documentary Live China"
2014: Malta - "Diz Pra Mim"
2014: South by Southwest -"Documentary"
2014: Malta - "Memorias"
2015: Tati Zaqui - "Agua na Boca"
2015: Ponto de Equilíbrio ft. Gabriel Pensador - "Nossa Musica"
2015: Naldo Benny ft. Mano Brown - "Benny Brown"
2015: Nasra - Whore
2016: Jota Quest ft. Anitta - "Blecaute"
2016: Felguk & Ricci - "Small Town"
2016: Ftampa ft. Kmatos - "Our Way"
2017: Nego do Borel ft. Anitta & Wesley Safadão - "Você Partiu Meu Coração"
2017: Claudia Leitte - Baldin de Gelo
2017: Wesley Safadão - "Sonhei que tava me Casando"
2017: Kell Smith - "Era uma Vez"
2018: Wesley Safadão & Anitta - Romance com Safadeza
2018: Claudia Leitte - Pode Ter
2018: Wesley Safadão e Aldair Playboy part. Kevinho - Amor Falso
.