Pode parecer cedo, mas já é possível decretar que 2018 é o ano em que o movimento brega-funk ultrapassou as barreiras territoriais do Nordeste e ganhou o Brasil. Quer um exemplo? É possível dar pelo menos três: MC Loma e as Gêmeas Lacração, que tiveram o hit do carnaval, a música Envolvimento; e Aldair Playboy e MC Bruninho, que se tornaram os donos das músicas mais executadas no Brasil nos últimos meses com as faixas Amor falso e Jogo do amor, respectivamente.
A internet foi um dos principais facilitadores dessa “invasão do brega” nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. “A web ajudou muito em tudo isso. Não existem mais limites, a música chega muito mais rápido”, diz Aldair Playboy. Mas a disseminação na internet não foi a única responsável: o apoio e a parceria com artistas de outros estilos também foram fundamentais. MC Loma e as Gêmeas Lacração ganharam força, principalmente, com a ajuda de estrelas como Anitta e o produtor KondZilla – os dois apoiaram o hit Envolvimento no carnaval.
Leia Mais
MC Loma e as Gêmeas Lacração farão primeira turnê internacionalMC Loma rebate críticas sobre cabelo platinado: 'O que vale é estar feliz'MC Loma presenteia mãe com celular: 'Quero recompensar tudo que você me deu'MC Loma e As Gêmeas Lacração, novas Cinderelas do funk, fazem show em BHEssa também foi uma estratégia adotada por Aldair Playboy, o cara do momento do brega-funk por conta da faixa Amor falso, que tem o refrão chiclete: “E parabéns pra você/ Que me fez entender/ Que minha paixão não é você/ Obrigado por demonstrar esse amor falso”.
Ele gravou uma nova versão em parceria com Wesley Safadão e Kevinho, que tem 144 milhões de visualizações no YouTube até agora.
Paraibano, Aldair é o grande artista atual do brega-funk. Porém, a carreira do cantor começou há bastante tempo, quando ainda integrava a banda Swing dos Playboys. Na época, ele tinha que se dividir entre o mundo da música e outros trabalhos. “Amor falso mudou tudo! Minha música ficou conhecida no Brasil inteiro e no mundo também. A agenda de shows está bem agitada.
O caminho tem sido parecido para o cantor pernambucano MC Bruninho, que depois de postar Jogo do amor na internet viu a vida mudar e ganhou projeção nacional. O jovem de apenas 11 anos faz parte da lista dos artistas do brega-funk, como MC Tocha, Dadá Boladão e MC Troinha, que, em parcerias com KondZilla, têm conseguido destaque fora de Pernambuco, estado natal deles e também do brega-funk.
Como o próprio nome indica, o brega-funk nasceu da mistura de dois ritmos: o brega, também visto como o gênero romântico nordestino, com a batida funkeira que surgiu nas periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apesar de ter ganho notoriedade nacional agora, o estilo data dos anos 1980, quando deu origem a bailes e aos artistas pioneiros.