Carol Viana, Cássia Mattiello e Rosana Tunes formam o grupo vocal Carona Brasil, que apresenta o espetáculo Em tempo de folia, nesta quinta (26), às 19h30, ao ar livre no jardim do Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade. Dirigido pela atriz Inês Peixoto, o grupo apresenta repertório de marchas, frevos e marchas-rancho. O espetáculo também será apresentado, gratuitamente, no dia 2 de agosto, na varanda do CineTheatro Brasil Vallourec, na Avenida Amazonas, no Centro;
Rosana conta que a proposta é fazer show bem alegre. Formado há 16 anos, na Babaya Casa de Canto, Carona Brasil pesquisa e propõe arranjos para o vasto acervo da música popular brasileira. ''Nessa pesquisa, fizemos imersão no universo de alegria das marchas carnavalescas. Em tempo de folia resgata a alegria do carnaval. É uma alegre aventura no universo popular brasileiro de marchinhasl'', afirma Rosana.
Leia Mais
"Não sou humorista, faço humor, é diferente", afirma ator Jefferson SchroederEx-BBB Lucas defende Safadão, recebe enxurrada de críticas e deleta post Claudia Leitte posta vídeo dançando funk, recebe críticas e rebate: 'Mães podem tudo' 'É carnaval em BH' vence Concurso Mestre Jonas 2019Com 27 anos de carreira, sertanejo Luciano revela sonho ainda não realizadoA preparação vocal do grupo foi feita por Babaya. O repertório tem como maior fonte de pesquisa a ‘Antologia musical popular brasileira – As marchinhas de carnaval’, organizada por Roberto Lapiccirella. Serão apresentadas 30 marchinhas clássicas de compositores como Ary Barroso (1903-1964), Lamartine Babo (1904-1963), Noel Rosa (1910-1937). Também entram no show composições contemporâneas de Caetano Veloso. ''É um show com muitas surpresas para o público'', adianta.
O grupo leva o público numa viagem pelo tempo. Foi empreendido trabalho de resgate da sonoridade do início do século 20. ''Os arranjos foram feitos pelo Roberto Avelar'', informa. Para completar a viagem, o figurino na commedia dell’art, nos pierrot e colombinas. “Essas marchinhas são muito descontraídas, brincam são brejeiras o show é tudo isso. Resgate é muito gostoso. Foi encontro muito feliz ”, diz.
Como Babaya teve participação fundamental para a criação do grupo, foi convidada, no ano passado quando o grupo completou 15 anos, para fazer a preparação vocal do espetáculo. O reencontro deu tão certo, que Babaya sobe ao palco para cantar. O mesmo ocorre com Inês Peixoto, convidada para fazer a direção artística. ''Inês gostou tanto da ideia que topou entrar nessa brincadeira. Somos cinco no palco'', afirma Rosana.
O Carona Brasil tem três CDs gravado: Corra e olhe o céu, que revisita o repertório da época de ouro; Bossa, Coisa Nossa, dedicado à bossa nova; De lá pra cá – Daqui prali, com composições de músicos mineiros. Tem parceria com músicos e diretores de renome como Flávio Henrique, Gilvan de Oliveira, Ernani Maletta, Silvia Maneira, Fernanda Vianna, Roberto Menescal, e Célio Balona, entre outros.
Em tempo de folia, com grupo Carona Brasil
Quinta-feira (26) às 19h30. Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação