A conturbada trajetória de Eric Clapton já foi destrinchada pelo próprio na crítica A autobiografia (2007). O livro recupera, em meio às histórias de uma carreira musical invejável, seus incontáveis revezes: proximidade com a morte, abusos de álcool e de drogas, tentativas de recuperação. De uma sinceridade cortante.
Life in 12 bars, documentário de Lili Fini Zanuch (que produziu, nos anos 1980, os sucessos Cocoon e Conduzindo Miss Daisy), trata também do aspecto pessoal, mas enfatiza a carreira artística. A evolução do músico é apresentada de forma cronológica no filme – do início, como integrante de diferentes grupos, à consagração do Cream, nos anos 1970, e, posteriormente, com a carreira solo.
Leia Mais
Eric Clapton revela surdez e admite dificuldade em tocar guitarraEric Clapton é filmado em cadeira de rodas em aeroporto nos EUAEric Clapton lança 23º álbum e consegue resultado homogêneo e condizente com o 'Deus da guitarra'Sucessos de Elis Regina são revisitados em show da mineira Isabela MoraisPrêmio da Música Brasileira divulga indicados e faz homenagem a Luiz MelodiaBastante abrangente, o disco reúne material com todas as fases da carreira. São gravações com The Yardbirds, John Mayall’s Bluesbreakers, Cream, Blind Faith, Derek e The Dominos, The Beatles, George Harrison, Aretha Franklin e Muddy Waters, além da fase solo.
Nada muito diferente do que os “claptomaníacos” já têm em casa. Mas há cinco faixas que justificam o álbum, com gravações inéditas.
As outras gravações estão no disco dois. High (Clapton) e Little wing (Jimi Hendrix) são com Derek e The Dominos. O registro de High é de 1971, de estúdio. Já a versão ao vivo para a canção de Hendrix foi feita em outubro 1970, em Nova York, para um show em homenagem ao guitarrista, morto havia apenas um mês.
Por fim, há duas inéditas de 1974. A gravação de estúdio de I shot the sheriff (Bob Marley) e a performance ao vivo de Little Queenie (Chuck Berry), feita durante a turnê do álbum 461 Ocean Boulevard.
Completando o material, há também duas novas mixagens feitas para After midnight (J.
LIFE IN 12 BARS
De Eric Clapton
Universal
Preço médio: R$ 33,90