Na era do streaming parecia improvável, mas estão em pré-venda nas lojas de e-commerce, por R$ 49,90 cada uma, fitas cassete de Planet Hemp (o álbum Usuário, 1995, estreia da banda de Marcelo D2 e BNegão); Nando Reis (Voz e violão – No recreio, 2015); Pitty ({Des} Concerto ao vivo, 2007); e Arctic Monkeys (Tranquility Base Hotel & Casino, recém-lançado trabalho da banda inglesa).
Depois de voltar, em 2009, a produzir álbuns de vinil, a Polysom está fazendo a duplicação de fitas cassete. A produção ainda é pequena – são até 4 mil unidades por mês. Mas o projeto, que vem sendo preparado há um ano, está amparado justamente na franca aceitação das bolachas. Entre 2015 e 2017, houve um aumento de 38% na venda de vinis – a previsão é de que em 2018 esse índice chegue à casa dos 35%, se comparado ao ano anterior.
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“Quando o vinil reapareceu, havia apenas duas fábricas (de equipamento) no mundo. Hoje, são mais de 20 marcas, fabricando do mais simples ao mais sofisticado equipamento.
DECADÊNCIA A fita cassete foi lançada em 1963 pela Philips. Popularíssima entre as décadas de 1970 e 1980, entrou em decadência a partir dos anos 1990, com o crescimento da produção em CD. Mídia barata em sua época, a fita foi o ponto de partida para o lançamento de vários artistas e bandas independentes. E como era facilmente reproduzível, não havia na época quem não tivesse uma fitinha gravada por um amigo.
Agora, o cassete 2018 tem uma qualidade superior, garante João Augusto. “Fundamentalmente, o cassete não tem som de CD, tem som de fita.
Ele tem consciência de que as fitas dos dias atuais vão atender a um outro tipo de consumidor. “O valor é alto, devido à importação dos principais suprimentos, com destaque para o próprio cassete. As taxas de importação no Brasil são muito elevadas e, em sua maioria, incidem também sobre o frete, que é muito elevado em razão da nossa distância dos países fornecedores.” Para chamar a atenção tanto de nostálgicos quanto de novidadeiros, as fitas da Polysom têm lá seus encantos. São coloridas e as artes dos rótulos são impressas diretamente nas fitas, em até quatro cores.