O piano faz parte da vida do maestro e compositor Wagner Tiso desde que ele tinha 4 anos. A paixão nasceu por influência da mãe, Walda Tiso Veiga, professora de música e pianista. “A gente se mudou de Três Pontas para Alfenas, no Sul de Minas, e a mamãe dava aula para a cidade inteira. Naquela época, havia um piano de armário em praticamente todas as casas. Anos depois, o conservatório de Alfenas foi batizado com o nome dela”, recorda.
Leia Mais
Fãs de Anitta poderão acompanhar escolha de nova música em tempo realDupla Felipe Nanda leva hip hop e arrocha para o sertanejoDemi Lovato lança música em que se desculpa por não estar mais sóbriaHeloisa Starling escreve sobre as mazelas do Brasil em 1780Livro de Sérgio Fantini expõe o absurdo invisível do dia a dia Luke Cage volta cercado de romance, drogas e famaCurta-metragem Travessia, inspirado em projeto do EM, chega hoje à TVMostra reúne obras do artista plástico José Alberto Nemer em BH Antigos restaurantes reformulam conceitos e salões para atrair os clientesRestaurante em BH aposta na fórmula cardápio enxuto e preço acessívelEspetáculo discute a relação entre filhos e pais na terceira idadeNesta sexta-feira (22), o Cine Theatro Brasil Vallourec recebe o 1º Festival Internacional de Piano Solo, com apresentações, workshops, pocket shows, bate-papo e, claro, música de qualidade. “Grande parte da programação é de graça, uma oportunidade para as pessoas saberem mais sobre o instrumento, além de conhecerem grandes pianistas”, ressalta Tiso.
Entre os convidados estão músicos brasileiros e estrangeiros. O pianista norte-americano Cliff Korman é um deles. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Manhattan School of Music, Escola de Música de Brasília e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ele vai comandar um workshop no começo da tarde.
“Vários estilos e lugares estão representados no festival. Temos também o Marcos Ariel, do Rio, com trajetória consagrada; o Amilton Godoy, do Zimbo Trio, considerado um dos maiores pianistas do mundo; e o Ricardo Bacelar, que vai falar sobre música, arte e direito”, conta o maestro.
JOVENS A nova geração está representada por Luisa Mitre e o Ricardo Itaborahy, informa Wagner Tiso. Os dois vão tocar hoje à noite. Em 2018, ela venceu o Prêmio BDMG Instrumental.
Por sua vez, Ricardo Itaborahy tem se apresentado com Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta e João Bosco, além do guitarrista norte-americano Stanley Jordan.
“Piano é um instrumento imortal, perfeito, que permite criar e tocar obras de todos os gêneros musicais. Espero que o nosso festival seja o primeiro de muitos”, conclui Wagner Tiso.
PROGRAMAÇÃO
>> 10h30 – Workshop com Marcos Ariel
>> 14h – Workshop com Cliff Korman
>> 15h – Workshop com Ricardo Bacelar
>> 16h30 – Masterclass com Amilton Godoy e Wagner Tiso
>> 21h – Shows solo de Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman, Marcos Ariel, Luísa Mitre e Ricardo Itaborahy. Encerramento: Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel
FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO SOLO
Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete s/nº, Centro. Nesta sexta-feira (22), a partir das 10h30. Workshops e masterclasses com entrada franca. Não é necessário fazer inscrição. Show com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Informações: www.eventim.com.br, (31) 3201-5211 e 2551-3139.