Uai Entretenimento

Músico executa Pink Floyd ao piano na Idea Casa de Cultura

O músico curitibano Bruno Hrabovsky, de 29 anos, executa ao piano grandes sucessos do rock internacional. Unir suas duas paixões foi uma iniciativa que surgiu na adolescência, aos 16, quando fez sua versão instrumental para Fade to black, do Metallica. Estudou geologia, mas, desde formado, fez da música a sua real profissão. Em turnê por Minas Gerais, ele apresenta nesta quinta-feira (21), na Idea Casa de Cultura, um concerto só com canções do grupo britânico Pink Floyd.

Na apresentação, a proposta do artista é perpassar toda a carreira de uma de suas bandas favoritas, retirando uma canção de cada disco. Os critérios para a seleção do repertório, entretanto, podem intrigar os fãs. Do álbum Wish you were here (1975), em vez da emblemática faixa título, Bruno optou por Shine on you crazy diamond. Outro sucesso, Another brick in the wall, do álbum The wall (1979), foi preterido pela canção In the flesh.

“Ao longo das apresentações, sempre justifico as escolhas do repertório. A ideia do concerto não é pegar as minhas preferidas ou as do público, mas sim traçar uma narrativa em torno da história da banda”, esclarece.

O concerto em tributo à banda de Roger Waters e companhia integra o projeto Rock ao piano. Além desta apresentação, Bruno Hrabovsky faz shows com repertórios variados e alternantes, que reúnem clássicos do rock e do metal.
“Pink Floyd é a única banda que dou enfoque maior, dedicando uma apresentação inteira à banda, porque ela é certamente minha maior influência”, revela.

Ele nega que as canções mais lentas, como as de soft rock, sejam mais apropriadas para sua proposta. “Toco músicas de bandas bem pesadas que casam tão bem quanto. O instrumento é muito versátil e minha intenção é mostrar justamente isso: o piano pode ser aliado das mais diferentes linhas do rock”, defende.

Em piano acústico, Bruno apresenta novos arranjos, todos criados por ele, em que tenta se manter o mais fiel possível às músicas originais. Seu inventivo projeto, ele garante, costuma agradar aos fãs dos artistas e grupos homenageados. “A proposta chama bastante a atenção das pessoas justamente por ser algo tão diferente. E tem dado muito certo. Atrai quem gosta de rock, quem gosta de piano e também curiosos sobre o resultado dessas combinações.”

Em nova passagem por Minas Gerais, Bruno não quer repetir os shows já levados a cada cidade.
Estreando em Diamantina, ele apresenta o concerto com clássicos do rock no Theatro Santa Izabel, sexta-feira (22). Repertório semelhante será executado em Varginha, no Theatro Capitólio, domingo (24). Em Ouro Preto, onde Bruno faz show pela quarta vez, o metal de Black Sabbath, Metallica e Iron Maiden, entre outras bandas, toma conta da Casa da Ópera, no sábado (23).

PINK FLOYD AO PIANO
Com Bruno Hrabovsky. Hoje, às 20h. Idea Casa de Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1.200, Funcionários. (31) 3309-1518). R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 
.