O festival Arte no Prato vai celebrar a música e a culinária de Minas Gerais na Praça da Liberdade. O evento reunirá importantes chefs da capital e artistas nascidos no estado. A programação de shows vai contar com a cantora Aline Calixto – representante da nova geração do samba – e com Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e 14 Bis, expoentes do Clube da Esquina.
Leia Mais
Festa junina com carnaval: bloco Alô Abacaxi embala arraiá em BHShows de Gilberto Gil na Rússia são canceladosClaudia Leitte relembra piada sobre abertura da Copa no BrasilFesta Portuguesa reúne gastronomia e cultura da terrinha em BHBH no clima da Copa: saiba onde assistir aos jogos em ritmo de festaGreyck se define como cantor romântico, rejeita o status de “brega” conferido a seu estilo e comemora o resgate das canções de amor por novos gêneros, como o feminejo. “A música romântica precisa se manter contemporânea, valendo-se de questões e expressões atuais. Mas o sentimento é sempre o mesmo.
Um dos hits de Greyck, Impossível acreditar que perdi você, inspirou a diretora Monique Gardenberg no longa-metragem Paraíso perdido, lançado há poucas semanas. Gravada na década de 1970, a canção foi registrada por mais de 100 intérpretes, segundo o compositor. Ela também fez parte da trilha sonora de Cine Holliúdy (2012), filme de Halder Gomes, que tem o mineiro como ator. “Faço um personagem que foi escolhido por mim. Disse que só aceitava participar se fosse para fazer o papel de bandido, um estelionatário, porque artista já fui a vida inteira”, brinca Greyck.
CLUBE
Artistas do Clube da Esquina não poderiam ficar de fora do festival, afirma Cícero Yco, idealizador do evento. “Maria-fumaça, bola de gude, o afeto entre amigos e outros elementos cantados nas músicas do Clube são a cara de Minas Gerais”, avalia.
“A ideia do Arte no Prato é movimentar a indústria do turismo por meio de nossa música e da nossa gastronomia. Será um evento totalmente mineiro”, diz Yco.
Artistas voluntários do Instituto Mário Penna vão confeccionar pratos que homenageiam chefs de cozinha presentes e famosos pontos turísticos da capital, como a Praça do Papa e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
No domingo, os músicos cederão espaço para a Seleção Brasileira, que entra em campo contra a Suíça. A partida será exibida em quatro telões, depois do show da banda Hocus Pocus.
FESTIVAL ARTE NO PRATO
» Sábado (16)
Papagaio Elétrico (14h), Márcio Nagô (15h), Rota 66 (16h), U2
Latin American (17h), Márcio Greyck (18h) e 14 Bis (20h30)
» Domingo (17)
Quadrilhas e congadas (13h), Hocus Pocus (14h), Aline Calixto (18h),
Lô Borges (19h), Beto Guedes (20h) e Toninho Horta (21h)
» Praça da Liberdade, Funcionários. Entrada franca. .