Considerado pelo autor uma espécie de quarto disco de sua recente trilogia autoral, o CD Bossa nossa tem como subtítulo Leny Andrade canta Fred Falcão, marcando o reencontro da cantora e admiradora com a obra do compositor e produtor pernambucano. São 12 temas com os dois pés na bossa nova, em que voz sempre maleável de Leny é apoiada por um quarteto “de responsa” formado pelo baixo de Jorge Helder, o violão de Lula Galvão, a bateria de Rafael Barata e João Carlos Coutinho no piano, acordeom, produção musical e arranjos. Marcelo Costa colabora com a percussão e Falcão assina a direção artística do disco.
O ponto central do CD está nas homenagens a Tom Jobim (Tons de Ipanema), João Donato (Alô Donato) e aos craques do movimento – Carlos Lyra, Menescal e João Gilberto – em Bossa nossa. Com a pegada jazzística dos discos de Leny, o álbum foi feito sob medida para ela. Fred confessa que metade das músicas foram compostas para a amiga de longa data. E mesmo a outra metade, que já estava pronta quando ele concebeu o projeto, também eram para a cantora. “Leny gostou de todas”, diz ele.
Leia Mais
Velha Guarda do samba de BH faz show para apresentar composições autoraisGaby Amarantos debate representatividade no clipe de 'Sou + eu'Internautas criticam Kanye West por compra de foto de Whitney HoustonIvete Sangalo faz show na porta de casa para comemorar 46 anos Xand Avião lança clipe em parceria com Wesley Safadão; confiraEm seguida, vêm o bolero com jeito da dupla Bosco e Blanc (Instantâneos), o baião relacionando o tempo que passa e notas das canções (Promessa temporã, com Carlos Costa) e uma faixa para dilacerar corações (Inútil resistir), par de jarras com Janela aberta, que declara um amor que chega a plenos pulmões e vira solidão ao longo da noite. Parceria com Lysias Ênio, Pedaço de amor poderia ter sido um clássico dos anos 1960, assim como Valsa de Ipanema, que encerra o álbum.
Veterano que compôs temas românticos para Vanusa, Antônio Marcos e Wanderlea e autor de temas para trilhas de novelas, Fred Falcão começou tocando bossa e jazz em boates com Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Raul de Souza. No auge da bossa, teve música registrada pelo grupo Os Cariocas. Mas só entrou pra valer no mercado do discos nos anos 2000, com a trilogia Voando na canção, Nas asas dos bordões e Premonições.
Fã do trabalho de Fred desde o primeiro encontro da dupla, em 1966, Leny Andrade se mostra intérprete perfeita para esse repertório atemporal, consistente e inspirado.
LENY ANDRADE CANTA FRED FALCÃO
• Biscoito Fino
• 12 faixas
• R$ 34,50