Mineiro de Olhos D’Água, no Vale do Jequitinhonha, Wilson Dias diz que a viola entrou em sua vida ainda no ventre da mãe, que fazia novenas ao som dos acordes do marido. Proibido de tocar durante a infância, só depois de se mudar para a capital Wilson se reencontrou com o instrumento.
saiba mais
Instrumentista, Chico Amaral solta a voz em 'Plural', CD com faixa dedicada a Bituca
Depois de rodar o Brasil, banda Jota Quest volta a BH com turnê 'Músicas para cantar junto'
Samuel Rosa se emociona na estreia do filho nos palcos; assista
Tesouro da cultura popular, viola será declarada patrimônio cultural de Minas Gerais
No domingo (29), Wilson Dias, de 54 anos, vai se apresentar no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. O repertório terá canções já gravadas por ele, além de inéditas, em comemoração a seus 20 anos de carreira.
O convidado especial será Padre Paulo Morais, que se dedica ao estudo da viola caipira e do universo da cultura e religiosidade popular. “Conheci o Paulo há muito tempo, pois meu trabalho faz parte dos estudos dele. Sua primeira participação num show meu aconteceu em Curvelo, durante a festa Oitava de São Geraldo, uma romaria muito bonita”, diz Wilson.
A apresentação de domingo faz parte do projeto Viola de Feira, cujo objetivo é valorizar a cultura de raiz. “A viola junta as pessoas, pois vem do campo. Multidões se reuniam para comemorar as colheitas e ela estava inserida nesse contexto”, relembra o artista mineiro.
No domingo, Wilson vai tocar com o filho, o violonista Wallace Gomes. Ele também é pai do musicista Pedro Gomes. “Quando descobri que eles queriam seguir esse caminho, fiquei preocupado. Financeiramente falando, é difícil viver dessa cultura de resistência que ultrapassa gerações, mas os dois persistiram”, revela.
Wilson Dias planeja lançar um disco duplo em agosto, com faixas instrumentais e temas ligados à cultura popular.
WILSON DIAS CONVIDA PADRE PAULO MORAIS
Domingo (29), às 11h. Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio. Entrada franca.
VIOLA DE FEIRA
27/5 – Pereira da Viola e Nádia Campos
24/6 – Gustavo Guimarães, Quincas da Viola e Dito Rodrigues
29/7 – Rodrigo Delage e Joaci Ornelas
* Estagiária sob supervisão de Ângela Faria