Mineiro de Olhos D’Água, no Vale do Jequitinhonha, Wilson Dias diz que a viola entrou em sua vida ainda no ventre da mãe, que fazia novenas ao som dos acordes do marido. Proibido de tocar durante a infância, só depois de se mudar para a capital Wilson se reencontrou com o instrumento.
Leia Mais
Instrumentista, Chico Amaral solta a voz em 'Plural', CD com faixa dedicada a BitucaDepois de rodar o Brasil, banda Jota Quest volta a BH com turnê 'Músicas para cantar junto'Samuel Rosa se emociona na estreia do filho nos palcos; assistaTesouro da cultura popular, viola será declarada patrimônio cultural de Minas GeraisNo domingo (29), Wilson Dias, de 54 anos, vai se apresentar no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. O repertório terá canções já gravadas por ele, além de inéditas, em comemoração a seus 20 anos de carreira.
O convidado especial será Padre Paulo Morais, que se dedica ao estudo da viola caipira e do universo da cultura e religiosidade popular. “Conheci o Paulo há muito tempo, pois meu trabalho faz parte dos estudos dele. Sua primeira participação num show meu aconteceu em Curvelo, durante a festa Oitava de São Geraldo, uma romaria muito bonita”, diz Wilson.
A apresentação de domingo faz parte do projeto Viola de Feira, cujo objetivo é valorizar a cultura de raiz. “A viola junta as pessoas, pois vem do campo. Multidões se reuniam para comemorar as colheitas e ela estava inserida nesse contexto”, relembra o artista mineiro.
No domingo, Wilson vai tocar com o filho, o violonista Wallace Gomes.
Wilson Dias planeja lançar um disco duplo em agosto, com faixas instrumentais e temas ligados à cultura popular.
WILSON DIAS CONVIDA PADRE PAULO MORAIS
Domingo (29), às 11h. Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio. Entrada franca.
VIOLA DE FEIRA
27/5 – Pereira da Viola e Nádia Campos
24/6 – Gustavo Guimarães, Quincas da Viola e Dito Rodrigues
29/7 – Rodrigo Delage e Joaci Ornelas
* Estagiária sob supervisão de Ângela Faria
.