Saturno casa 4 é um conceito da astrologia associado à rigidez e às origens. “Este é o planeta da sabedoria e a 4ª casa é a família, as cobranças e os questionamentos”, explica. “Tudo isso eu abordo de uma maneira com a qual qualquer um pode se identificar”, diz.
Embora esse seja seu disco de estreia, o mineiro tem uma história com a música que vem de muito antes. Ele conta que subiu ao palco pela primeira vez aos 10 anos.
MATURIDADE
David Dines, que agora usa o nome artístico de Siso, explica a escolha: “Veio do próprio dente mesmo e está relacionado a uma maturidade meio questionável. O siso é um dente vestigial, perdeu sua função, é passageiro em nossas vidas. Então, decidi colocar isso em relação à própria ideia de música pop, que as pessoas presumem ser descartável”. O EP de estreia de Siso se chama Terceiro molar (2016).
Apesar de terem para seu autor a carga emocional e conceitual que ele cita, as músicas presentes em Saturno casa 4 tendem mais para melodias dançantes e misturas de estilos como charm e funk melody do que para a melancolia. Na faixa de abertura, Tentação, por exemplo, Siso mistura noções religiosas com memórias do tempo de estudante. “A escola pode ter alguma coisa de prisão, algo de jaula/ E a cada aula, se paga a redenção”, canta ele, logo antes do refrão, que adquire a forma de uma oração em si (Vigiai meus tropeços e/ Não deixeis cair em tentação/ O sucesso e o fracasso/ Grande parte é só percepção/ Livrai-nos de todomal e/ Não deixeis cair em tentação).
Ele aborda com ironia dificuldades financeiras na faixa Poucos reais, cujo instrumental relembra a música brega. Em 198 centímetros – sua versão para 185 centímetros, de Letícia Novaes – brinca com sua própria altura. “Conheci essa música em 2015 e, quando a ouvi, pensei que precisava gravar, porque ela brinca com as agruras que as pessoas altas passam. E um drama meio na ‘zoeira’.”
Também ao lado de Letícia, que no palco assume o nome Letrux, Siso divide a música O amor é 1 arma de destruição em massa. “Logo que compus essa música, pensei em uma parceria. E o meu trabalho dialoga muito com o dela, tem essa coisa de rir do trágico”, comenta ele sobre a parceira, que ainda traz trechos de poemas da autora francesa Anaïs Nin (1903-1977).
Nesse primeiro trabalho, Siso mostra que soube resgatar as memórias do passado e colocá-las em uma linguagem contemporânea.
SATURNO CASA 4
Artista: Siso
Gravadora: Independente
Disponível nas plataformas digitais
*Estagiário sob supervisão de Silvana Arantes
.