A cantora Bebel Gilberto interditou na Justiça o pai, o cantor João Gilberto, que está com 86 anos e passa por problemas financeiros, informou ontem o portal do jornal O Globo. A medida seria para proteger o artista, que vive sozinho no Rio de Janeiro e está com a saúde fragilizada devido à idade. Bebel, que mora em Nova York, veio ao Brasil tratar da questão.
A iniciativa de Bebel, curadora do pai, foi no sentido de “pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista”.
saiba mais
Chico Buarque anuncia show extra de Caravanas em Belo Horizonte
Grammy Latino realiza sua 18ª edição nesta quinta-feira em Las Vegas
Preta Gil enfrenta a censura e a intolerância em novo disco
João Gilberto deixa casa no Leblon por conta de dívidas e processos
Justiça do Rio autoriza arrombamento do apartamento de João Gilberto
“Bebel está tentando ajudar o João. Ele se meteu em muita confusão, negócios errados, mas não sei detalhes sobre isso. Ela está tentando arrumar a vida dele”, resumiu Miúcha. “João está bem de saúde, mas fraco, porque está com muita idade. Espero que fique tudo bem com ele, ele merece isso.”
O recluso João não é visto em público desde 2008, quando fez shows por ocasião dos 50 anos da bossa nova. Em agosto de 2015, fotos do cantor ao lado de Bebel e de Miúcha causaram alvoroço entre os fãs. As imagens, que revelavam um João mais magro numa varanda ensolarada no Rio, foram compartilhadas no perfil da filha no Facebook. A cantora escolheu como legenda “E a família feliz”.
PIJAMA Dois meses antes, foram divulgados dois vídeos de João ao violão por Claudia Faissol, mãe da caçula do cantor, Luisa, de 11 anos. João tocava Garota de Ipanema com a menina ao seu lado, cantando. Na imagem, ele está de pijama, assim como na foto tirada na varanda com Bebel. Na ocasião, Miúcha declarara que ele estava “ótimo, cantando e tocando como nunca. Impressionante”.
O papa da bossa nova fez 86 anos em junho. Em 2011, quando completou 80, uma turnê foi anunciada. Os produtores prometiam interpretações de canções que João nunca havia tocado e cantado, além da captação de imagens para exibição ao vivo, via satélite. Logo depois, o projeto foi cancelado.
Então geriatra de João, o médico Jorge Jamili afirmou que ele ficara muito debilitado pelo estresse causado pela iminência das apresentações, uma vez que é notório perfeccionista. Informou também que João tinha duas hérnias na coluna – ambas doíam quando ele fazia shows, por causa da posição do violão junto ao corpo.
A reportagem procurou Jamili, Bebel e Claudia Faissol. Até o fechamento desta edição, eles não foram encontrados. Desde o cancelamento da turnê, agravaram-se os problemas financeiros de João Gilberto, que nem sequer possui apartamento próprio. O cantor chegou a receber uma parte do pagamento adiantado pelos shows, que não teria sido devolvida. (Estadão Conteúdo)