A iniciativa de Bebel, curadora do pai, foi no sentido de “pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista”.
Mãe da artista, a cantora Miúcha, que se casou com João nos anos 1960 e mantém relação amigável com ele, foi informada da interdição na quarta-feira. Ela contou que a filha procura “arrumar a vida do pai”.
“Bebel está tentando ajudar o João. Ele se meteu em muita confusão, negócios errados, mas não sei detalhes sobre isso. Ela está tentando arrumar a vida dele”, resumiu Miúcha. “João está bem de saúde, mas fraco, porque está com muita idade. Espero que fique tudo bem com ele, ele merece isso.”
O recluso João não é visto em público desde 2008, quando fez shows por ocasião dos 50 anos da bossa nova.
PIJAMA Dois meses antes, foram divulgados dois vídeos de João ao violão por Claudia Faissol, mãe da caçula do cantor, Luisa, de 11 anos. João tocava Garota de Ipanema com a menina ao seu lado, cantando. Na imagem, ele está de pijama, assim como na foto tirada na varanda com Bebel. Na ocasião, Miúcha declarara que ele estava “ótimo, cantando e tocando como nunca. Impressionante”.
O papa da bossa nova fez 86 anos em junho. Em 2011, quando completou 80, uma turnê foi anunciada. Os produtores prometiam interpretações de canções que João nunca havia tocado e cantado, além da captação de imagens para exibição ao vivo, via satélite. Logo depois, o projeto foi cancelado.
Então geriatra de João, o médico Jorge Jamili afirmou que ele ficara muito debilitado pelo estresse causado pela iminência das apresentações, uma vez que é notório perfeccionista. Informou também que João tinha duas hérnias na coluna – ambas doíam quando ele fazia shows, por causa da posição do violão junto ao corpo.
A reportagem procurou Jamili, Bebel e Claudia Faissol. Até o fechamento desta edição, eles não foram encontrados. Desde o cancelamento da turnê, agravaram-se os problemas financeiros de João Gilberto, que nem sequer possui apartamento próprio.