Quem disse que gafieira não combina com jazz? O encontro do saxofonista Breno Mendonça com o grupo Senta Pua deixa bem claro que eles combinam – e muito. O baile marcado para sábado (4), no Granfinos, promete celebrar essa mistura de ritmos.
“Será uma noite inesquecível. Vai pegar fogo”, adianta Breno. É a primeira vez que o saxofonista toca com o Senta a Pua, conhecido por manter a tradição da gafieira em BH.
Breno conta que sempre se identificou com o sexteto devido à forma das apresentações da banda, que lembra os bailes de antigamente. “Isso remete ao início da minha carreira, em Juiz de Fora. O grupo faz música popular e dançante, um produto cultural com suingue, pegada, sofisticação e requinte. É um prazer enorme tocar o repertório deles, mas com o meu olhar, a minha interpretação”, comenta o saxofonista.
O repertório de amanhã terá samba, choro, salsa, maxixe, forró, xote, bolero e tango, além de músicas do último álbum da banda, Senta a Pua baile (2014), com faixas compostas pelo flautista e compositor carioca Eduardo Neves. Tudo isso com o reforço do saxofone.
“É uma celebração da cultura brasileira, em que música e dança se encontram”, observa Breno Mendonça.
O saxofonista Breno Mendonça, que é produtor, já passou por várias bandas de baile. “Toco quase tudo, gosto de conversar com diferentes rimas, ritmos e instrumentos”, diz. Recentemente, ele participou do Rock in Rio 2017 com o Jota Quest. Atualmente, está gravando um DVD com a cantora mineira Carol Serdeira.
“Digo sempre que toco de músicas de Toninho Horta e Márcio Bahia a pop rock. Inclusive, eu me mudei para BH em busca dessa cena. Agora estou produzindo um disco que também tem rap”, conclui.
BRENO MENDONÇA E SENTA A PUA
Sábado (4), às 22h. Granfinos. Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia, (31) 3241-1482. R$ 20 (bilheteria) e R$ 15 (site sympla)..