

A morte foi anunciada por comunicado divulgado nas redes sociais no último sábado: “É com grande pesar que comunicamos a todos a partida do nosso grande mestre que foi tocar suas baquetas do outro lado. Ficaremos com as boas lembranças. Salve nosso Mestre! Salve Wilson das Neves!” O Império, agremiação de que Neves era Padrinho, decretou três dias de luto.“O Império e a sinfônica do samba lamentam o falecimento de seu baluarte. O Império declara luto oficial de três dias.”
Wilson das Neves não testemunhou a revolução que anunciava no samba que compôs com Paulo César Pinheiro. Em versos dizia que o Brasil mudaria, quando o morro descesse fora do carnaval, no entanto, as palavras do compositor, no entanto, seguem inspirando seja no morro ou no asfalto: “a evolução já vai ser de guerrilha e a alegoria um tremendo arsenal/ o tema do enredo vai ser a cidade partida / no dia em que o couro comer na avenida/ se o morro descer e não for carnaval.”
saiba mais
O talento e a genialidade de Wilson foram destacados por diversos artistas, que lamentaram a passagem do cantor, com a postagem de fotos em perfis da rede social. “Nosso profundo sentimento com a passagem de Wilson das Neves, um dos mais importantes músicos brasileiros. Nosso carinho para a família desse grande mestre”, disse Zeca Pagodinho. A cantora Teresa Cristina também se pronunciou. “Não há palavras para descrever o que representa a partida de Wilson das Neves. Sorte a nossa, de ter ouvido seus ensinamentos”, escreveu.
Parceiros de longa data, em 2015, Elza Soares e Wilson das Neves voltaram a se encontrar quando completava 47 anos da gravação do álbum Elza Soares – Baterista: Wilson das Neves. Em sua conta do Instagram a cantora demonstrou tristeza pela passagem do amigo: “Acabo de sair do palco, e receber a notícia sobre meu amado Wilson das Neves”. Fabiana Cozza lembrou do último encontro com o mestre, quando cantaram juntos O samba é meu dom", canção que Fabiana tomou emprestado para dar o título de seu primeiro trabalho. “Nosso último encontro em junho deste ano, na PUC-RJ. Eu não consigo dizer nada tamanha a minha tristeza. Só obrigada! Maria Gadu também postou em sua conta no Instagram: Ô sorte ter te conhecido e estado tantas vezes ao seu lado. Voa, Maestro!
O diretor de cinema Fernando Meirelles postou em sua conta no Instagram foto de Wilson na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando o bamba do samba dividiu o palco com o menino Thawan. Os dois vestidos de branco sambaram no centro do Maracanã na cerimonia que foi dirigida por Meirelles. “Dia triste. Foi-se Wilson das Neves” escreveu Meirelles.
Confira algumas fotos publicadas por artistas e amigos no Instagram: