Prestes a lançar o 23º álbum da carreira, Caravanas, o perfil do cantor e compositor Chico Buarque no Facebook se manifestou a respeito de um debate desencadeado por um verso da música Tua cantiga, a primeira inédita do novo disco, lançada há três semanas e disponível no Spotify.
Em mais um Fla-Flu propagado no ''tribunal do Facebook'', o artista, de 73 anos, foi criticado por grupos feministas que o enxergaram como um machista, como se estivesse ''romantizado o abandono paterno'' no trecho ''Quando teu coração suplicar ou quando teu capricho exigir... Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir''.
A página oficial do compositor na rede social, conduzida pela equipe do artista, compartilhou a seguinte mensagem: ''Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? - Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante''.
Minutos mais tarde, o perfil acrescentou: ''Diálogo entreouvido na filha de um supermercado...'' A resposta, no entanto, deu mais combustível ao debate. Com menos de 30 minutos no ar, a postagem atraiu mais de 300 comentários a favor e contra o ''diálogo''.
saiba mais
Caetano Veloso fala sobre nova canção de Chico Buarque
Conversamos com a profissional de marketing que é 'Chico Buarque no Instagram'
Chico Buarque lança 'Tua cantiga', primeira música de seu novo disco
Chico Buarque estreia no Instagram com seu próprio meme
Jornalista que ofendeu Chico Buarque no Instagram terá que pagar indenização de R$100 mil
''O mundo está um porre, Chico, e o pessoal não entende mais os exageros de uma licença poética. Tudo é entendido na literalidade'', defendeu uma internauta. ''Querido, o problema não é largar a mulher para ficar com a amante. O problema é largar os filhos. Seja lá qual o motivo'', criticou outro.
Após seis anos sem gravar um disco de inéditas, o compositor carioca lançará Caravanas na próxima sexta-feira, 25. Além de sete composições inéditas, como Tua cantiga e Massarandupió - essa última teve trecho divulgado durante a semana e é uma parceria com o neto, Chico Brown -, Chico também regravou novas versões de Dueto, com uma das netas, e A moça do sonho.
O álbum tem direção musical e arranjos do violonista Luiz Cláudio Ramos, produção de Vinícius França (produtor e empresário de Chico), foto de capa de Leo Aversa e projeto gráfico de Cássia D’Elia, brasileira residente em Paris. Entre os músicos que participam do novo disco estão Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e João Rebouças (piano).
Abaixo, confira a música acendeu a discussão, Tua cantiga: