O serviço de streaming de músicas Spotify removeu nesta quarta-feira, 16, uma lista de bandas que se identificam com ideias 'supremacistas brancas', após serem consideradas de conteúdo racista pelo Southern Poverty Law Center. A informação é do site da revista Billboard.
''O conteúdo ilegal ou o material que favorece o ódio ou incita a violência contra raça, religião, sexualidade ou similar não é tolerado por nós'', declarou um porta-voz do serviço.
''Spotify toma medidas imediatas para remover qualquer material assim que for levado à nossa atenção. Estamos satisfeitos por termos sido alertados para este conteúdo - e já removemos muitas das bandas identificadas hoje, enquanto revisamos o resto com urgência'', comeplta.
saiba mais
No Dia do Rock, Spotify revela lista dos artistas mais populares do gênero
Com 'Paradinha', Anitta quebra recorde nacional no Spotify
Anitta soma 3 músicas em línguas diferentes no top 10 do Spotify brasileiro
Spotify promove viagem no tempo em nova playlist personalizada
Universal Music inaugura canal dedicado ao funk
Depois disso, o Spotify também lançou a playlist Patriotic Passion, com a seguinte descrição: ''Trilha sonora para um país pelo qual vale a pena lutar''. Na seleção musical, artistas como Jimi Hendrix, Nina Simone, Bob Marley, Madonna, Lady Gaga e Demi Lovato.
A decisão do Spotify vem na esteira da morte de uma mulher de 32 anos, quando um carro dirigido por um supremacista branco atropelou uma multidão, ferindo 19 pessoas, durante um protesto contra a violência fascista, em Charlottesville, no estado norte-americano da Virgínia.