Um dos artistas mais ativos da cena belo-horizontina, Francesco Napoli (foto) lança nesta quinta-feira, 10, com show no Sesc Palladium, seu segundo álbum solo, Cavalo e catarse. O trabalho é fruto de sua pesquisa com a poesia e música e experimenta novas formas para este diálogo. São oito peças baseadas nos poemas do livro homônimo de Djami Sezostre, pseudônimo do escritor Wilmar Silva, em que canto e fala se misturam em uma linguagem particular.
O compositor explica que partiu do conceito de canção, mas manteve a estrutura fragmentada, levando a palavra ao primeiro plano. ''É um disco baseado em poemas, então por mais que eu tente achar soluções através da canção, o que está em jogo é o texto, a poesia, com seu ritmo, suas dinâmicas, suas sugestões'', comenta, acrescentando que ele manteve a lógica dos poemas, que explora o inacabado em que o sentido é sugerido ao ouvinte.
Integrante das bandas Falcatrua e Carmen Fem, em Cavalo e catarse Francesco gravou vozes, guitarras, baixo e violão, e Pablo Campos tocou bateria. No espetáculo, o artista vai apresentar o disco na íntegra, além de poemas do primeiro trabalho e novidades. Estará acompanhado de Djami Sezostre e da cantora e artista Camila Buzelin (responsável pelo cenário, luz e figurino), e dos músicos Kim Gomes, Pablo Campos e Raphael Sales, com participação de Dáblio Slama, Gleison RC, Aleks Ka e Mamede.
FRANCESCO NAPOLI
Teatro de Bolso do Sesc Palladium. Av. Augusto de Lima, 420, Centro, (31) 3270-8100. Quiinta-feira, 10, às 21h. Poemas musicais do álbum Cavalo e catarse no projeto Salve o compositor. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).