A música começou a viralizar na internet logo após o lançamento, em janeiro e atingiu um público ainda maior depois que a estrela do pop canadense Justin Bieber apareceu em um remix. De "pasito a pasito", a canção desbancou da liderança deste ranking a música Sorry, do próprio Bieber, que, segundo a Universal, havia registrado 4,38 bilhões de reproduções.
Nos Estados Unidos, Despacito ficou por dez semanas como a número um das listas de hits mais ouvidos. Foi a primeira canção em espanhol a atingir o topo desde Macarena, hit que também grudou na cabeça das pessoas em 1996. Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group, maior indústria discográfica do mercado mundial, disse que Despacito é o maior sucesso de 2017.
No Youtube, a música porto-riquenha também alcança milhões de números de visualizações. Lá, o vídeo é o quarto mais visto da história, com 2,66 bilhões de visualizações. No Spotify, era - até esta quarta-feira - a 39ª canção mais ouvida desde que a plataforma foi criada.
Assista ao clipe de Despacito: