A admiração de Hamilton de Holanda por Milton Nascimento começou quando o bandolinista era criança.
O tributo, que finalmente se concretizou, celebra duas efemérides: os 10 anos do primeiro disco do Hamilton de Holanda Quinteto e os 75 de Bituca, que serão completados em outubro. Com arranjos fiéis à obra do homenageado, o CD e DVD Casa de Bituca (Biscoito Fino) traz toda aquela ideia de aconchego, de humanidade e de esperança que marcam a trajetória do autor de Travessia, Morro velho e Canção do sal.
“Esse projeto reforça o lado compositor dele, a coisa do Clube da Esquina e tudo o que o Bituca representa. É um desafio enorme criar algo e manter as harmonias do Milton. Sem contar que a gente queria passar o sentimento que a música dele tem, a coisa da amizade, do humano”, comenta Hamilton, que forma o quinteto com André Vasconcellos (baixo elétrico), Gabriel Grossi (harmônica), Marcio Bahia (bateria) e Daniel Santiago (violão).
ALCIONE
O repertório contempla clássicos de Bituca em parceria com Fernando Brant (Canção da América, Ponta de areia e Bicho homem, que abre o disco e traz a participação do próprio homenageado), com Lô e Márcio Borges (Clube da Esquina nº 2) e com Márcio (Vera Cruz).
O bandolinista assina a faixa bônus Guerra e paz e Mar da indiferença (com Marcos Portinari). Nessa última, Hamilton assume pela primeira vez os vocais. “Foi um momento muito triste que me inspirou. Depois de ver a foto daquele garotinho sírio que fugiu da guerra, o Aylan Kurdi, morto na beira da praia, me senti muito mal e fiz a canção. Mandei imediatamente pro Marcos Portinari, que achou o sentimento nas notas e revelou a poesia. A gravação contou com a participação dos filhos e das mulheres dos integrantes do quinteto. Apesar de o sentimento ser de tristeza, essa coisa da união da família, que é tão mineira, se fez presente”, destaca.
Os shows de Casa de Bituca estão previstos para o segundo semestre. “Como tenho outros projetos e os outros músicos também, a gente vai fazer a turnê só a partir do meio do ano. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Esbarrei com o Milton num avião, ele acabou assistindo ao DVD durante o voo e adorou. Eu não poderia estar mais feliz em ver o nosso mestre contente”, conclui.
CASA DE BITUCA
. Hamilton de Holanda Quinteto
. Biscoito Fino
.
FAIXAS
BICHO HOMEM
Milton Nascimento e Fernando Brant
BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE
Milton Nascimento e Fernando Brant
CLUBE DA ESQUINA Nº 2
Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges
MARIA TRÊS FILHOS
Milton Nascimento e Fernando Brant
MAR DA INDIFERENÇA
Hamilton de Holanda e Marcos Portinari
PONTA DE AREIA
Milton Nascimento e Fernando Brant
CONVERSANDO NO BAR
(SAUDADES DOS AVIÕES DA PANAIR)
Milton Nascimento e Fernando Brant
CANÇÃO DA AMÉRICA
Milton Nascimento e Fernando Brant
VERA CRUZ
Milton Nascimento e Márcio Borges
TRAVESSIA
Milton Nascimento e Fernando Brant
GUERRA E PAZ
Hamilton de Holanda.