Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, foi lançada no início de 2017. Desde que seu vídeo oficial foi adicionado ao YouTube, em 12 de janeiro, a música já alcançou mais de 1 bilhão de visualizações. Com todo esse potencial, a canção recebeu um novo desafio: conquistar o mercado global. Para tanto, o cantor Justin Bieber foi escalado para um remix especial, que confirmou o sucesso: Despacito quebrou barreiras culturais e conquistou o mundo todo, além de fazer história na música latina.
De acordo com o serviço de streaming Spotify, a música é a primeira música latina, com letras em espanhol, a permanecer na primeira posição da playlist As 50 mais tocadas no mundo. A canção ainda está no Top 20 de pelo menos 14 países que não falam a língua espanhola, tais como Estados Unidos, Noruega, Suécia, Alemanha e Dinamarca.
saiba mais
Remix de música latina com Justin Bieber quebra recorde no YouTube
Justin Bieber canta em espanhol e internet vai à loucura
DJ Khaled recruta Justin Bieber para a música 'I'm the one'; confira
Justin Bieber convida bailarina mineira para dançar em seu show em SP
Youtuber vira piada após dizer que tocou em Justin Bieber
O fato inédito mostra que música latina vem conquistando mais e mais fãs em países não-latinos. ''Sem dúvida é algo que não veríamos no passado. Despacito é, claramente, um exemplo desse fenômeno'', declarou Mia Nygren, diretora do Spotify América Latina. De acordo com o Global Music Report 2017, relatório recentemente publicado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a indústria musical cresceu 12% na região em 2016, o maior nível mundial.
A versão original de Despacito ocupa atualmene o 12º lugar no ranking mundial da plataforma, com mais de 327 milhões de streams. O remix, com Justin Bieber, é número 1 desde o dia 22 de abril. Após o sucesso, Luis Fonsi passou a registrar mais de 22 milhões de ouvintes mensais. Relatórios mostram que mais de 10 milhões de usuários salvaram a música em suas playlists. ''Estou muito feliz com a notícia. Sinto que é um grande ganho para a música latina o fato de uma música em língua espanhola estar na primeira posição do ranking global do Spotify. Nós continuaremos crescendo, fazendo história juntos e, acima de tudo, mostrando o melhor da nossa cultura para o mundo'', afirma Luiz Fonsi, em nota.
Abaixo, ouça Despacito: