Uai Entretenimento

Ed Sheeran é condenado a pagar U$ 20 milhões por plágio

Uma comparação de acordes aponta que 'Photograph' e 'Amazing', do britânico Matt Cardle, têm 39 notas idênticas; há outras acusações contra o músico

Agência Estado

Ed Sheeran vem ao Brasil com sua turnê neste ano - Foto: PAUL BERGEN/AFP

 

Ed Sheeran, aquele bebê fofo no clipe de Photograph (2014) parece ter só dois poréns: cresceu e em seu currículo há três acusações de plágio por suas músicas. Esta semana ele foi condenado a pagar U$ 20 milhões a Matt Cardle, outro cantor britânico, vencedor do The X Factor UK em 2010.

O processo foi aberto em agosto de 2016. Uma comparação de acordes aponta que Photograph e Amazing têm 39 notas idênticas. Pelos cálculos, as músicas têm 70% de semelhança, o que fica mais perceptível a partir do refrão.

O ruivo também é acusado de plagiar Shape of You. A denúncia veio da autoras de No Scrubs, hit nos anos 90. Para evitar um outro litígio judicial, Sheeran agregou os nomes de Kandi Burruss e Tinny Harrys ao créditos de Shape of You. De fato, os comecinhos de ambas as faixas são muito parecidos.

E por último mas não menos importante, Thinking Out Loud (2014) está sendo comparado a Let's Get It On, de Marvin Gaye. Se procurar uma sutil semelhança, principalmente no começo da música, até que dá pra achar. Ainda não houve condenação a Sheeran.