Se o ano está complicado para muita gente, ainda é tempo de ajudar quem precisa. Há 15 anos, a casa cultural Matriz faz isso ao som de rock’n’roll, por meio do projeto Matriz Solidária. Sempre realizado no domingo anterior ao Natal, o evento reúne alguns dos principais nomes da nova safra da música independente de Belo Horizonte com o objetivo de arrecadar brinquedos e alimentos para instituições filantrópicas.
saiba mais
Esse clima quase familiar se reflete no line-up. “São bandas de gente que já tocou por aqui anteriormente e hoje faz parte de movimentos musicais organizados na cidade. Todas lançaram e produziram coisas este ano”, observa Edmundo. Os movimentos citados por ele são o Murro (Movimento Underground Rock and Roll), coletivo voltado para o rock, e o Geração Perdida, que também é selo independente.
Matriz Solidária mescla gerações da música alternativa de BH. Entre os novatos estão Desejo Terrível, grupo formado este ano, e Fernando Motta, que saiu do Young Lights para se dedicar à carreira solo. Eles terão a companhia de veteranos da Radiotape, na ativa desde 2006, e da Pelos, que lançou recentemente o disco Paraíso perdido nos bolsos, o oitavo trabalho da banda criada em 1999.
“Matriz Solidária é um evento muito importante para o Pelos. Todos os anos a gente faz questão de participar, ajudando a oferecer um Natal melhor para as crianças”, afirma o guitarrista Kim Gomes.
Evil Matchers, Dead Pixels, Montese e a “monobanda” O Melda, que estiveram presentes na edição do ano passado, voltam ao palco do Matriz. Fake, Last Warning, Jota Quércia, Green Morton, Miêtta, Lollipop Chinatown, Carmen Fem e For Bella Spanka completam a escalação.
De acordo com os organizadores, a última edição do festival arrecadou cerca de 500kg de alimentos e 150 brinquedos. A expectativa é superar a marca amanhã. Os donativos serão enviados para as creches Dora Ribeiro, no Bairro Providência, Gilmara Iris (Novo Tupi), Etelvina Caetano de Jesus (Primeiro de Maio) e para Obras Educativas (Jardim Felicidade).
MATRIZ SOLIDÁRIA 2016
Domingo (18), a partir das 13h.
Shows: Fake, Evil Matchers, Last Warning, Jota Quércia, Desejo Terrível, Fernando Motta, Dead Pixels, Green Morton, Montese, Miêtta, Lollipop Chinatown, Carmen Fem, For Bella Spanka, Radiotape e Pelos. DJs: Vintage Violence, Conde Stradh e Vinícius Amaral. Matriz Casa Cultural.
Rua Guajajaras, 1.353, Centro, (31) 3212-6122. Classificação: 16 anos.
Ingressos: R$ 5 mais um brinquedo ou 1kg de alimento não perecível.