Na próxima quinta-feira, 24, a morte de um dos ícones da cultura pop, o lendário cantor Freddie Mercury, completa 25 anos.
Famoso por suas performances cheias de energia e por sua presença cativante no palco, o vocalista do Queen faleceu em 1991, aos 45 anos, de broncopneumonia em consequência do vírus da Aids.
A morte prematura de Freddie fez dele um mito. Portador do vírus HIV desde 1985, o cantor, que viveu sua homossexualidade de forma privada, assumiu publicamente a doença apenas horas antes de falecer.
Nascido em 5 de setembro de 1946, em Zanzibar, na Tanzânia, Freddie se mudou aos oito anos para Bombaim (Mumbai), na Índia, onde conheceu Brian May, Roger Taylor e John Deacon, que deram origem a uma da maiores bandas de todos os tempos, o Queen.
saiba mais
Ao som de Queen, 'Esquadrão suicida' ganha trailer com cenas inéditas
Primeira apresentação de 'Bohemian rhapsody', do Queen, será lançada em filme
Foo Fighters toca Queen com baterista veterano do heavy metal
Depois de conquistar o Brasil, Adam Lambert toca com Queen no Rock in Rio Lisboa
Queen divulga nova faixa com vocais de Freddie Mercury. Ouça!
Em 1970, o grupo se apresentou pela primeira vez, mas lançou seu primeiro álbum apenas em 1973. O sucesso aconteceu em 1975, com A night at the opera e o hit Bohemian rhapsody. O disco quebrou recordes e fez o grupo se firmar no mundo do rock'n roll.
Em março de 1981, o Queen esteve no Brasil pela primeira vez e se apresentou no estádio do Morumbi para mais de 120 mil fãs. A banda voltou ao país em 1985 para participar do Rock in Rio.
Milhares de fãs cantaram Love of my life à capela em meio à chuva e à lama, momento que se tornou épico.
Um ano antes, em 1984, o grupo se apresentou no Festival de Sanremo, na Itália, com a música Radio Ga Ga. Entre suas canções inesquecíveis estão We are the champions, Don't stop me now, Crazy little thing called love, The show must go on.