Festival Mimo chega a Ouro Preto e Tiradentes nesta sexta-feira, 7

Festival terá talentos da música mundial ainda desconhecidos no Brasil

por Redação EM Cultura 07/10/2016 08:00

Dakhabrakha/Divulgação
Quarteto ucraniano Dakhabrakha se apresenta no festival de música instrumental Mimo. (foto: Dakhabrakha/Divulgação)

 

A 13ª edição do festival de música instrumental Mimo começa por Minas Gerais. A partir desta sexta-feira, 7, a domingo, 9, as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes receberão várias atrações, entre elas o quarteto ucraniano Dakhabrakha, a cantora Fortuna, o harpista colombiano Edmar Castañeda e a dupla mineira Guanduo.


Sempre com entrada franca, a agenda se estende a Paraty (de 14 a 16 deste mês), Rio de Janeiro (de 11 a 13 de novembro) e Olinda (de 18 a 20 de novembro), onde o evento estreou, em 2004. De lá para cá, foram realizados 344 shows, assistidos por cerca de 1 milhão de espectadores. Aproximadamente 3,3 mil artistas participaram do festival.

 

Entre as novidades, os mineiros vão conhecer o som do colombiano Edmar Castañeda, que pôs sua harpa a serviço do jazz e tocou com Paquito D’Rivera, Marcus Miller, Wynton Marsalis, Gonzalo Rubalcaba e John Patitucci.

A proposta do Mimo é chamar a atenção para talentos ainda desconhecidos no Brasil. Exemplo disso é o Dakhabrakha. Formado por estudantes de Kiev, capital ucraniana, o grupo tem sido aclamado em shows nos EUA, Canadá, Rússia, França, Inglaterra, Suécia, Alemanha, Áustria e Nova Zelândia.

BACH Vale a pena ouvir com atenção o instrumentista paulistano Vinicius Muniz, que se lançou ao desafio de adaptar peças de Bach à viola caipira. A base para essa ''ousadia'' foram sonatas e partitas para violino solo compostas pelo alemão.

Também ''prata da casa'', a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e o gaitista José Staneck farão concertos em Ouro Preto e em Tiradentes.


Pesquisadora de sonoridades e tradições musicais judaicas, a cantora, compositora e atriz Fortuna apresentará o concerto Novos mares, inspirado na saga dos judeus que saíram do Oriente Médio e passaram por Portugal e Espanha até chegar ao Brasil.

PROGRAMAÇÃO

DAKHABRAKHA (Ucrânia)
Amanhã – Às 21h30. Casa da
Ópera. Ouro Preto

 EDMAR CASTAÑEDA
Hoje – Às 19h30. Igreja Matriz
de Santo Antônio. Tiradentes
Amanhã – Às 19h. Igreja de São Francisco
de Assis. Ouro Preto

FORTUNA
Amanhã – Às 20h.
Sesi/Centro Cultural Yves
Alves. Tiradentes

GUANDUO
Amanhã – Às 16h.
Casa da Ópera.
Ouro Preto

ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO
Hoje – Às 21h. Igreja Matriz de
Santo Antônio. Tiradentes
Domingo – Às 22h30. Casa da Ópera. Ouro Preto

VINÍCIUS MUNIZ

Amanhã – Às 18h. Igreja do
Rosário. Tiradentes


FESTIVAL MIMO
De hoje a domingo, em
Ouro Preto e Tiradentes. Entrada franca

MAIS SOBRE MÚSICA