saiba mais
Declaração para Rihanna, volta de Britney e muita sensualidade: assista aos melhores momentos do VMA
Com apresentação arrebatadora, Beyoncé domina premiação do VMA da MTV
Série de comédia com Michael Jackson é cancelada
Kanye West pede 'união' e 'paz' à Taylor Swift
Gilberto Gil cancela show com Caetano Veloso no Rio de Janeiro
O começo
Michael começou na música com o quinteto que formava ao lado dos irmãos, o Jackson 5, que mais tarde se tornou The Jacksons. Junto do grupo, ele emplacou canções como I want you back, I'll be there, Can you feel it? e Enjoy yourself.
1982: O ano do Thriller
Lançado em 1982, o álbum Thriller é até hoje um dos mais vendidos da história. O disco bateu 30 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos em dezembro de 2015 e, segundo estimativas, já foi comprado mais de 100 milhões de vezes no mundo todo. A música que dá nome ao álbum rendeu um clipe que, inspirado em filmes de terror, trouxe à tona a febre dos zumbis e se tornou um marco da música pop.
O rebolado e a extravagância
As roupas de Michael Jackson sempre foram um marco da carreira. Ele usava modelos que iam do preto e branco casual às cores fortes e berrantes. Outra marca clássica do vestuário do cantor era a luva que ele usava na mão direita.
Como artista completo, Michael cantava e dançava sempre que subia aos palcos e imortalizou alguns passos de dança como o Robot e The lean. Mas foi o Moonwalk que ficou mais conhecido e é reproduzido sempre por sósias e pessoas que o imitam.
No Brasil
Durante a década de 1990, Michael se manteve nas paradas de sucesso com hits como Black or white e You are not alone.
Em 1996, esteve no Brasil para a gravação do clipe They don't care about us, com participação da banda Olodum. As filmagens aconteceram no Pelourinho, em Salvador, e na Favela Dona Marta, na cidade do Rio de Janeiro. Uma estátua do astro foi erguida na comunidade um ano após sua morte, tamanha a comoção gerada por sua visita no local há 20 anos.
Prêmios
O cantor, que venceu 19 Grammys, hoje dá nome a um prêmio também. Na noite de ontem, a cantora Rihanna recebeu no VMA 2016 o Prêmio Michael Jackson de vídeo de vanguarda. Batizado com o nome do cantor, o prêmio reconhece o impacto e as contribuições de um artista para a música, a moda, o cinema e a cultura pop. Além de Rihanna, Madonna, Kanye West e Beyoncé receberam o mesmo.