"É um honra receber o duo que é referência mundial em violão”, afirma Marco Antônio Maia Drumond, maestro da Orquestra de Câmara Sesiminas.
saiba mais
Foi Marco Antônio quem sugeriu que uma sessão do concerto ficasse por conta dos irmãos. “Assim a gente aproveita ao máximo a música deles”, brinca, apontando o que fez a fama da dupla: “Técnica impecável, grande musicalidade e ecletismo de repertório. Eles tocam de tudo”.
O regente elogia as décadas de atividade dos irmãos. “Tem muito valor a longa carreira do Duo Assad. Ainda mais no Brasil, onde as coisas não são nada fáceis”, observa. Os dois moram no exterior há tempos, mas sem perder os vínculos com o país natal, onde coordenam um festival de música.
Na primeira parte do concerto, o público ouvirá a Serenata para cordas em dó maior, op. 48, de Tchaikovsky. A segunda será dedicada à apresentação solo dos paulistas, interpretando composições de Sérgio Assad e de Astor Piazzolla. Orquestra e duo vão tocar o Concerto para dois violões, de Radamés Gnatalli.
Drumond diz que a peça de Tchaikovsky é uma das obras mais executadas por grupos de câmara. “Ela exige performance de alta qualidade, pois coloca desafios aos intérpretes”, lembra. Este ano, a Orquestra de Câmara Sesiminas está completando três décadas de atividades ininterruptas. O grupo fez mais de 1 mil concertos.
DUO ASSAD E ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS
Teatro Sesiminas. Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3241-7181. Hoje, às 20h. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).