O acordeonista gaúcho Bebê Kramer pertence a uma geração de músicos mais ou menos jovens que decidiram deixar as cidades de origem para fazer a vida no Rio de Janeiro.
Integram essa categoria o violonista conterrâneo Yamandu Costa, o gaitista brasiliense Gabriel Grossi e, apesar de ser carioca, o bandolinista Hamilton de Holanda, que passou boa parte de sua vida em Brasília. Expoente da cena instrumental, Kramer toca amanhã à noite na Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia. De graça.
No repertório, o talentoso gaúcho incluirá músicas do projeto Gafieira do Bebê, criado a partir de seu encontro com o grande clarinetista Paulo Moura, primeiro músico com quem tocou ao chegar à capital fluminense, em 2007.
“Amigos que tocavam com o Paulo falavam de mim para ele e que quando nos encontrássemos íamos querer tocar juntos. Dito e feito. Ele era apaixonado por acordeom e eu pela obra dele”, lembra Kramer.
Não por acaso, era um projeto de gafieira na Lapa carioca, que durou cerca de dois anos e se desdobrou em apresentações até fora do Brasil.
No meio do caminho, o gaúcho conheceu o trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Pontes, que formam dupla icônica do estilo no país. Kramer se apresenta com os dois desde 2009, o que ajuda não apenas a ampliar o conhecimento na área, mas a manter a prática musical em dia. O show solo que criou a partir de tudo isso é dançante, mas com marca própria. E vai virar disco em breve.
saiba mais
O repertório tem composições de Moacir Santos (Coisa nº 10), Tom Jobim (Domingo sincopado), Haroldo Barbosa (Adeus, América, com Geraldo Jacques) e Guinga (Bolero de satã, com Paulo César Pinheiro), além de peças próprias, a exemplo de Gafieira do Bebê.
Tudo arranjado só para a formação que conta com Bebê Kramer, Anderson Barbosa (percussão), Aquiles Moraes (trompete e flugelhorn), Cassius Theperson (bateria), Everson Moraes (trombone), Guto Wirtti (baixo), Zé Carlos Bigorna (saxofone e flauta) e Marco Pereira (violão).
BH INSTRUMENTAL
Com Bebê Kramer e banda. Abertura: Senta a Pua. Amanhã, a partir das 19h30. Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia. Informações: (31) 3222-5271. Entrada franca.