The astonishing é um álbum totalmente conceitual. O vocalista James LaBrie diz que a banda já vinha pensando nessa proposta há bastante tempo. “É o tipo de coisa que gostamos de fazer. Passaram-se 17 anos desde que gravamos o último álbum conceitual”, comenta, referindo-se a Metropolis part 2: Scenes from a memory, lançado em 1999.
The astonishing exigiu muito planejamento. “Sentimos que essa história necessitava de um longo tempo. Enquanto a escrita ia se desenvolvendo, percebemos que ela só poderia ser contada adequadamente em um álbum duplo”, explica LaBrie. A ópera rock tem diversos personagens.
GRANDE IMPÉRIO
O disco se passa em um futuro distópico. Em 2885, os Estados Unidos são governados pelo Grande Império do Norte das Américas. A única forma de entretenimento vem de sons eletrônicos emitidos pelas Máquinas de Barulho. Na vila de Ravenskill, um homem chamado Gabriel, que tem o dom natural do canto e da música, usa esses talentos para mudar a realidade.
James LaBrie interpreta oito personagens: o protagonista Gabriel, imperador Nafaryus, imperatriz Arabelle, príncipe Daryus, princesa Faythe e os rebeldes Evangeline, Arhys e Xander.
O fato de o Minascentro diferir de estádios onde a banda está acostumada a tocar não é problema para ele. “Shows em teatros têm atmosfera mais íntima. As luzes, a produção e toda a ambientação estão lá em escala menor, fazendo o seu papel. Em teatros, nossa proximidade com o público é maior”, conclui o cantor.
DREAM THEATER
Minascentro. Av. Augusto de Lima, 785, Centro, (31) 3217-7900. Terça (21), às 19h. Show The astonishing. Setor 1: R$ 800 (inteira) e R$ 400 (meia).