Uai Entretenimento

Frescor Musical

Filarmônica escolhe hoje peça vencedora do Festival Tinta Fresca, de novos compositores

Ganhador receberá como prêmio a encomenda de uma nova composição, que será interpretada na temporada 2017 da Orquestra

Mariana Peixoto

Cinco jovens compositores de música clássica serão postos à prova nesta noite.

A Sala Minas Gerais recebe hoje a sétima edição do Festival Tinta Fresca, criado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para revelar novos autores.


A filarmônica, sob a regência de Marcos Arakaki, vai executar as seguintes peças: Aproximações áureas, do cearense Caio Facó; O coração do curupira, do mineiro Pedro Lutterbach; Um ato de fé, de outro mineiro, Levy Oliveira; Percurso – Trianon-Sumaré, do paulista Gabriel Xavier; e Singularidades, do também paulista Leon Steidle.

Os compositores estreantes têm entre 24 e 34 anos.
Pedro Lutterbach, Gabriel Xavier, Caio Facó, Levy Oliveira e Leon Steidle são representantes da nova geração - Foto: Mariana Garcia/Divulgação

A filarmônica começou, há dois dias, os ensaios das peças – elas têm, em média, 10 minutos de duração. “Até os ensaios começarem, estava tudo no campo do exercício mental. Só quando chega na frente da orquestra é que se tem real noção do que aquilo que foi gerido vai soar”, comenta Arakaki, que chama a atenção para a diversidade da música clássica contemporânea que será ouvida nesta noite.


“As obras têm linguagens distintas, o que traz uma riqueza muito grande para o festival. Algumas têm formas de tocar pouco usuais e muitos efeitos. Uma tem um trompete fora do palco.”

As cinco obras foram selecionadas entre 35 inscritas. “Olhando sob perspectiva, estamos na sétima edição do festival.

Cada uma delas selecionou cinco ou seis trabalhos. Então, estamos falando de 35 a 40 novos compositores”, acrescenta o regente.

O vencedor desta edição do festival será escolhido na noite de hoje, após votação realizada pelos próprios músicos e pela comissão julgadora, formada pelos também compositores Edmundo Villani Côrtes, Eli-Eri Moura e Oiliam Lanna. Ele receberá como prêmio a encomenda de uma nova composição, que será interpretada na temporada 2017 da filarmônica.

FESTIVAL TINTA FRESCA – ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
Concerto com cinco composições. Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, (31) 3219-9000. Entrada franca (ingressos devem ser retirados no local).

.