Caetano Veloso também prestou sua homenagem ao “percussionista e amigo” Naná Vasconcelos. “Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, em qualquer área”, escreveu o cantor e compositor baiano em seu perfil no Facebook.
No post, Caetano resgatou uma foto dele e Naná na abertura do carnaval de Recife em 2009 e citou uma série de trabalhos do músico ao redor do mundo como se, didaticamente, explicasse o porque do título.
saiba mais
Alê Abreu relembra criação da trilha de 'O menino e o mundo' por Naná Vasconcelos
Saiba o que Naná Vasconcelos fez no palco quando acabou a luz
Morte de Naná Vasconcelos é repercutida internacionalmente
Mesmo internado, Naná Vasconcelos deixou disco pronto com composições inéditas
Caetano Veloso diz que funk, axé e sertanejo universitário formam a nova Tropicália
Caetano ainda refletiu sobre a potência da negritude de Naná sobre o couro de um instrumento de percussão. “(...) a essência africana predomina e a estatística diz que a maioria dos bons percussionistas daqui é de pretos”.
O cantor ainda disse que ver Naná partir é coisa grande. “Ele é a síntese da percussão negra da nossa música. E é um exemplo de músico criador abrangente. Orgulho do Brasil aos olhos do mundo, sua personalidade musical seguirá nos salvando do apequenamento e apontando para a luz da grandeza”, escreveu.
Confira o post na íntegra:
Caetano escreve sobre a morte do percussionista e amigo #NanáVasconcelos, que nos deixou hoje. Na foto, Caetano e Naná...
Publicado por Caetano Veloso em Quarta, 9 de março de 2016