O público pode se preparar para ouvir só sucessos: Aquarela e Tarde em Itapuã, parcerias de Toquinho com Vinicius de Moraes (1913-1980); Aos nossos filhos e Bandeira do Divino, de Ivan Lins; e clássicos do repertório do MPB4, como Roda viva, de Chico Buarque.
Para o anfitrião da noite, a amizade – e a consequente sintonia artística – é o principal fundamento das parcerias. “Há de haver um casamento, como dizia Vinicius. Uma divisão das tarefas e dos talentos. Sou privilegiado em ter encontrado parceiros tão amigos quanto talentosos”, afirma Toquinho, explicando que esse apoio foi fundamental para sua carreira.
“Tanto aqueles que dividiram a criação das canções quanto intérpretes e amigos que dividem comigo os espetáculos de palco contribuíram decisivamente para meu crescimento artístico e pessoal”, comenta.
Com o MPB4, Toquinho gravou CD e DVD em 2008. Ivan Lins foi um dos convidados do primeiro DVD dele, lançado em 2001, mas a frequência das parcerias da dupla cresceu há dois anos. “O entrosamento é perfeito. A gente se conhece há quase 50 anos”, diz Toquinho.
O show terá solos dos artistas, duetos dos convidados com Toquinho e, ao final, todos se reunirão no palco.
DEDICAÇÃO Toquinho diz que continua se dedicando diariamente ao violão, à procura de novos acordes e harmonias. “O tempo não apaga o que nos arde na alma. A música será sempre uma chama a aquecer minha dedicação ao violão”, diz.
O cantor, compositor e violonista recorda suas passagens por Belo Horizonte, ainda nos tempos do dueto com o Poetinha. “Minas faz parte de minha vida desde a parceria com Vinicius, quando percorríamos o interior nos circuitos universitários, diante de estudantes ávidos pela música brasileira”, lembra.
Para Toquinho, o palco é a extensão de sua casa. “Amo fazer o que faço. É o que conspira para viver ainda o destemor de muitas vezes repetir os caprichos e a obstinação da juventude”, conclui.
50 ANOS DE MÚSICA
Com Toquinho, Ivan Lins e MPB4. Amanhã, às 21h. Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. Plateia 1: R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia).