

Hoje, o artista completa 15 anos abrindo uma das folias mais animadas e democráticas do país, a do Recife. Como faz desde 2001, ele comanda um cortejo com várias nações de maracatu, uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. São cerca de 500 batuqueiros que seguem até o Marco Zero, onde ocorre a tradicional cerimônia que anuncia o início da festa na capital de Pernambuco. Neste ano, o músico preparou uma novidade: quatro nações de caboclinhos – dança folclórica executada por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, representam cenas de caça e combate – que vão participar pela primeira vez do evento. “O maracatu já é consolidado e sempre faz sucesso. Então achei que era hora de dar visibilidade e ajudar outras manifestações da nossa cultura. Os caboclinhos são lindos, exuberantes, e nunca tiveram muita atenção. Devem ser exaltados e lembrados porque fazem parte da riqueza e da cultura brasileira, sobretudo da pernambucana”, comenta.
Desde 6 de janeiro, Naná está visitando cada um dos maracatus e caboclinhos da cidade, além de ensaiar com eles. É um compromisso do qual não abre mão. “Acho importante estar lá, conversar, entender o que se passa com eles. Em algumas dessas visitas, até o prefeito (Geraldo Júlio – PSB) tem estado presente”, revela Naná, mostrando que não houve nenhuma desavença com a prefeitura local com relação ao carnaval, como foi noticiado por alguns veículos de comunicação de Pernambuco. Em meados de janeiro, o percussionista não foi convidado para participar da coletiva de imprensa anunciando as atrações dos festejos de Momo. “Foi um mal-entendido. O prefeito não tem nada a ver com essa história. Isso foi coisa de assessoria de imprensa, que estava querendo deixar o maracatu meio de lado porque eles se destacam bastante. Mas já está tudo resolvido”, assegura.
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LIBERDADE Para o artista, a folia no Recife é a mais democrática e livre do Brasil e tem conseguido, ao longo dos anos, se consolidar como uma festa não comercial. O músico vê isso como positivo por um lado, pois praticamente todo mundo consegue pular e se divertir durante esse período sem pagar nada. No entanto, Naná aponta alguns percalços para viabilizar a festa, já que a verba do poder público e os patrocínios são limitados. “O fato de ser tudo de graça é maravilhoso, mas essa coisa de não ter camarote e abadá, ainda mais num momento como esse de crise, algumas coisas tiveram que ser cortadas ou mesmo reaproveitadas, como no caso de algumas fantasias, porque não tinha dinheiro. Mas acho que o povo entende e o importante é brincar”, preconiza. O exemplo dos festejos na capital pernambucana foi seguido por outros lugares. Naná Vasconcelos celebra que nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e, recentemente, Belo Horizonte, a volta dos blocos de rua veio com força total. “É muito bonito ver essa festa popular se disseminando por todo canto. Sem falar no resgate das marchinhas e de outras músicas tradicionais carnavalescas”, ressalta.
Geralmente, depois de marcar presença na abertura da folia o artista segue com a família para uma temporada de descanso, já no sábado de carnaval, em sua casa de praia em Tamandaré, litoral de Pernambuco. Mas, em 2016, seus planos mudaram. Ele vai se apresentar junto com o seu grupo Batucafro no Rec-Beat. O festival ocorre durante a folia e tem como marca o inusitado e o experimental e propõe encontro da tradição com novas tendências. Na terça-feira, Naná segue para Rio Negrinho, interior catarinense, para participar de um outro festival, o Psicodália, dedicado à world music.
