Pensando nessas mudanças no mercado musical, a Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (RIAA) anunciou que os discos de ouro e de platina, a partir de agora, terão como base a audição e as vendas em streaming das faixas. Dessa forma, para atingir a marca de 500 mil (ouro) e um milhão (platina) de vendas, a RIAA levará em conta o desempenho das músicas individualmente e também o dos álbuns nas plataformas digitais.
“O programa Ouro & Platina se adaptou para reconhecer os padrões de referência de sucesso em um mercado da música em evolução”, afirma Cary Sherman, presidente e CEO da RIAA em comunicado oficial. “Sabemos que a audição de música — tanto para álbuns e músicas — está subindo rapidamente, mas essa tendência não se refletiu em nossas certificações de álbuns. Isso permite a RIAA recompensar totalmente o sucesso de álbuns de artistas de hoje”, completa.
A nova verificação para os certificados está valendo desde 1º de fevereiro. Dessa forma, a RIAA refez os cálculos e anunciou os novos nomes no topo da lista Ouro & Platina, com base nos dados em streaming. Assim, os considerados “injustiçados” tiveram seus álbuns de 2014 e 2015 com novos postos no ranking da RIAA.
Entre eles está o CD Ghost stories (2014), antecessor de A head full of dreams (2015), da banda britânica Coldplay com o título de platina. Dark sky paradise lançado pelo rapper Big Sean em fevereiro do ano passado também ganhou o selo.
Ranking atualizado
Disco de ouro
1. An awesome wave, ALT-J
2. Bring you back, Brett Eldredge
3. Love stuff, Ellen King
4. Reflection, Fifth Harmony
5. Badlands, Halsey
Disco de platina
1. Dark sky paradise, Big Sean
2. Ghost stories, Coldplay
3. Hozier, Hozier
4. To pimp a butterfly, Kendrick Lamar
5. Thriller, Michael Jackson.