Uai Entretenimento

Todas as teclas

Conhecido como pianista de Caetano Veloso, Improta lança oitavo disco

Para comemorar 45 anos de carreira, Tomás Improta lança 'A volta de Alice'

Kiko Ferreira
Caetano Veloso já reconheceu, várias vezes, suas limitações como instrumentista.
Por isso, sempre procurou se cercar de músicos de bom nível – no palco e no estúdio. Entre as diversas formações de suas bandas, um dos destaques é o pianista e compositor carioca Tomás Improta, que está lançando seu oitavo disco, A volta de Alice, para celebrar 45 anos de carreira.

Parceiro de Caetano e Vinicius Cantuária em Aracaju, Improta fez participação especial no antológico disco de estreia do grupo A Bolha; tocou com Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Chico Buarque; escreveu livros didáticos para músicos; produziu programas de jazz para as rádios MEC e Roquette Pinto; e atuou como jornalista dedicado à música na década de 1960. Também compôs a trilha do premiado filme Bar Esperança, de Hugo Carvana, e de Monstros de Babaloo, do cineasta Elyseu Visconti.

Conhecido como pianista de Caetano Veloso, Tomás Improta lança disco para comemorar 45 anos de carreira - Foto: ROBERTO DE MOURA/DIVULGAÇÃOA variedade do repertório e de caminhos musicais de A volta de Alice simboliza bem o ecletismo das quase cinco décadas de carreira de Tomás Improta. A escalação dos músicos – de veteranos como Raul de Souza, Marcelo Martins, Marco Lobo e Jessé Sadoc a estrelas da nova geração como Alberto Continentino e Domenico Lancelotti – demonstra seu bom trânsito entre os colegas e a sabedoria para recrutar um elenco.

ALMA
As citações de Alice no país das maravilhas, romance de Lewis Carroll, pinceladas no encarte entre comentários sobre influências e trajetórias, soam mais do que próprias. A melhor delas ajuda a entender a alma inquieta de Tomás: “Quando acordei de manhã, sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então”. A outra justifica delírios e aparentes incongruências: “‘Como é que você sabe que eu sou louca?’, perguntou Alice. ‘Você deve ser’, disse o gato, ‘senão não teria vindo pra cá’.”

Definidos limites e razões da liberdade, o CD começa com Império do samba (Zé da Zilda), em clima de orquestra de gafieira, com piano quase de concerto no minuto final.
Passa para a versão fim de noite da bossa Vagamente (Roberto Menescal) e deságua na Esperança perdida (Tom Jobim/Billy Blanco) com tratamento cool, tempero de baixo fretless, sintetizadores e bateria econômica.

O pianista e professor espanhol Tomás Terán, erudito que deu aula para o jovem Tom Jobim e lamentou que ele preferisse a música popular, recebe como homenagem o quase reggae Terán, enquanto o pianista de jazz Thelonius Monk ganha a dodecafônica 12 anéis de Thelonius, inspirada nos acessórios com os quais o instrumentista fazia efeitos percussivos nas teclas do piano. Há também a climática A coisa (Roberto R. T. Leite) e A volta de Alice, parceria com Carlos Pontual que mescla bateria eletrônica, sintetizadores e percussão.

A eletrônica continua em Adriana/Urbana (Roberto Menescal/ Lula Freire), inspirada nos temas vida, morte e sorte. E o disco vai quase literalmente para o espaço com as autorais É azul e Como o céu é dos aviões, com ares de trilha sonora. Para terminar, a volta à Terra, ao chão e ao estúdio com a releitura, ao piano acústico, de Avarandado (Caetano Veloso), em faixa bônus que serve para lembrar que aquelas teclas foram o início de tudo.

Garoto prodígio
Pai do compositor Gabriel Improta, Tomás Improta é filho do pianista Eurico Nogueira França (que fundou a Academia Brasileira de Música com Heitor Villa-Lobos) e da pianista erudita Ivy Improta. Foi garoto prodígio, oscilou entre música clássica, jazz, bossa nova e experimental. Tem discos com a flautista Andrea Ernest Dias e com o clarinetista e saxofonista Paulo Moura, regravou bossa nova e Dorival Caymmi, registrou um sintomático Bartok Jazz e fez duas elogiadas apresentações no Festival de Montreux, na Suíça, além de participar de tributos a Billie Holiday, Charlie Parker, Theolonius Monk e trilhas de cinema europeu..