Uai Entretenimento

Prata da casa

Gilberto Gil lidera artistas brasileiros indicados ao Grammy 2016

Baiano pode conquistar segundo troféu da carreira na categoria de Melhor álbum de world music

Agência Estado

Gilberto Gil disputa o Grammy de Melhor álbum de World Music com o registro ao vivo de seu último trabalho, Gilbertos samba.

O baiano concorre com a cantora beninense Angélique Kidjo, vencedora da mesma categoria na última edição do Grammy, e com o grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo, que conquistou o prêmio em 2014. A lista de indicados é completa por Anousha Shankar, filha de Ravi Shankar e irmã de Norah Jones. Versão ao vivo do álbum 'Gilbertos samba' pode estar entre vencedores anunciados em fevereiro - Foto: Youtube/ReproduçãoGil já conquistou o mesmo troféu em 1999 com outro registro ao vivo, Quanta live. A galeria de brasileiros vencedores do Grammy de World music ainda inclui Caetano Veloso (por Livro, em 2000), João Gilberto (João voz e violão, em 2001), Milton Nascimento (Nascimento, 1998) e Sérgio Mendes (Brasileiro, 1993).

 

Anunciadas nesta segunda-feira, 7, as indicações à 58ª edição do Grammy Awards ainda incluem mais acenos à cultura tupiniquim. A cantora brasileira Eliane Elias concorre a melhor álbum latino de jazz com Made in Brazil. Garota de Ipanema, regravada pela pianista brasileira Catina DeLuna, ganhou menção na categoria Melhor arranjo vocal e instrumental para o arranjador venezuelano Otmaro Ruiz.

A canção concorre com David Bowie e a canção Sue (Or in a season of crime).

 

Confira trecho do trabalho de Gil indicado ao Grammy:

 

 

Líder de indicações

O rapper Kendrick Lamar lidera as indicações no 58ª Grammy Awards, tradicional premiação da música norte-americana, que será realizada em 16 de fevereiro de 2016, em Los Angeles. No total, o músico de 28 anos tem 11 indicações, levando em conta suas colaborações com Taylor Swift e The Weeknd, que disputam em 7 categorias.

Taylor Swift, The Weeknd e Kendrick Lamar disputam juntos a principal categoria da premiação, álbum do ano. Além de To pimp a butterfly, de Kendrick, 1989, de Taylor Swift, e Beauty behind the madness, do The Weeknd, concorrem ao prêmio o cantor Chris Stapleton com Travelier e a banda de rock Alabama Shakes, com o segundo disco da carreira, Sound & color.

.