saiba mais
Creedence Clearwater Revisited promete hits marcantes em show deste domingo
Sérgio Pererê é um dos destaques do Festival de Cultura Quilombola, na Funarte
Duo Gisbranco lança Pássaros, com poemas musicados de Chico César
Axé retrô embala festa no Mercado distrital do Cruzeiro, neste sábado
Fernanda Takai faz show de graça, neste sábado, em Belo Horizonte
“Com as aulas de canto, comecei a compor e a ter encontro com cantoras de quem gostei muito. Fiz canções em homenagem às que admiro, como Jane Duboc e (a mineira) Paula Santoro”, conta Bianca. Se em Sonhos de nascimento (2013) a artista se inspirou na gestação da amiga e parceira de gravação Cláudia Castelo Branco para compor, a novidade de 2015 celebra o aniversário da sobrinha “emprestada” Marina – que virou também o marco de formação do próprio trio.
O encontro com Julio Falavigna se deu em 2009. Por influência dele, Bianca iniciou suas experiências de arranjos pensando em bateria e baixo. Antônio Porto, por sua vez, era parceiro de Falavigna há mais de 20 anos, com projetos realizados especialmente na Europa. O grupo descobriu que tinha sintonia também no palco.
O primeiro céu de Marina é uma das faixas instrumentais do repertório do show. Além das canções autorais, incluindo duas do CD de estreia, Bianca interpretará seu vigoroso arranjo para Água de beber (Tom Jobim e Vinícius de Moraes). Do pai, ela traz as marcantes Forrobodó e Maracatu.
Bianca conta que a receptividade do novo álbum tem sido bastante positiva e que cada show é único. Em Pelotas (RS), onde ela já havia tocado com Falavigna em meados de 2012, o público fiel a surpreendeu. Em Porto Alegre, ela tocou em um festival de jazz. “Havia vários artistas incríveis e 1,2 mil pessoas assistindo”, conta. No Rio de Janeiro, ela reuniu todos os parceiros do disco, como José Staneck (gaita) e Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn).
Em cada cidade, Bianca convida um artista local para participar da apresentação. Nesta noite, o cantor e compositor mineiro de Varginha Sérgio Santos sobe ao palco ao lado do trio. Ele interpretará Pássaros, que traz poemas de Chico César musicados. “Não é só o repertório do disco. É um trio muito coeso, unido no palco, mais as surpresas de participação, que dão um tempero diferente ao show”, resume.
A música esteve naturalmente presente na vida de Bianca desde sempre. Aos 15, ela já tocava com o pai pelos palcos do mundo. Com a pianista Claudia Castelo Branco, criou o duo de pianos Gisbranco que em 10 anos de carreira conta com três CDs lançados. Para 2016, ela planeja o lançamento de um DVD com gravações dos shows e trabalhos de estúdio, além de uma turnê pela Europa.
Bianca Gismonti Trio
Lançamento do CD Primeiro céu – Hoje, às 20h, no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, Centro, BH). Entrada franca. com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo. Restrito a um par por pessoa. Capacidade: 220 lugares.(31) 3409-8300. www.ufmg.br/conservatorio