A partir do dia 1º de janeiro de 2016, Joelma se desligará de vez da banda Calypso para seguir carreira solo. Porém, o nome adotado pela cantora para a nova fase de sua vida vai manter referências ao antigo trabalho. Isso porque, a partir do próximo ano, o nome artístico será Joelma Calypso.
Em 2016, o balé da banda Calypso seguirá com a cantora, porém novos músicos serão contratados para seguí-la na carreira solo. Ainda não se sabe, porém, se Joelma continuará com o empresário Cláudio Mello.
Ofendida por apresentador, Andressa Urach chora em entrevista ao vivo Série 'Black mirror' ganhará terceira temporada pela Netflix Grazi Massafera fala de sucesso em 'Verdades secretas': ''tudo é passageiro'' Rihanna desembarca no Brasil para show no Rock in Rio ''Calypso vai acabar e Joelma impedirá Chimbinha de usar o nome da banda'', diz produtor Gisele Bündchen aparece nua para nova edição da Vogue francesa Chimbinha falta show da Calypso para ficar com a filhasaiba mais
Desde o anúncio do divórcio, polêmicas tem tomado conta da relação de Joelma e Chimbinha, que dividem o palco da Banda Calypso. A cantora chegou a desabafar sobre os problemas durante um show e, durante a música 'A lua me traiu', em uma apresentação na TV, alfinetou o ex-marido.
No mesmo dia, fãs atacaram o músico, chamando-o de safado, deixando Chimbinha bastante desconfortável. O guitarrista da Banda Calypso chegou a negar, em entrevista que tenha traído a esposa.
Uma chamada para o Teleton Brasil, divulgada no último mês pela página do evento, mostrou todo o desconforto de Joelma ao lado do ex-marido. A atitude não foi bem aceita por alguns internautas, que criticaram a "falta de profissionalismo". "Que horror da parte dela, trabalho é trabalho ela tá misturando tudo, levando para o lado profissional algo que é um particular deles, todo show a mesma presepada todos já sabem que ele traiu ela", escreveu uma internauta na postagem no Facebook.
Em recente entrevista, Joelma confirmou que sairá da Banda Calypso em dezembro deste ano e afirmou que seguirá carreira solo como cantora gospel a partir do ano que vem.