O compositor Fernando Brant, que morreu em junho, será o grande homenageado da 45ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac), cuja primeira eliminatória será realizada hoje e amanhã, em São Lourenço, no Sul do estado.
Mais concorrido evento do gênero realizado em Minas, o festival terá apresentações em Extrema (31 de julho e 1º de agosto), Varginha (7 e 8 de agosto), São Thomé das Letras (14 e 15 de agosto) e Três Pontas (28 e 29 de agosto) antes da etapa final, agendada para 4 a 6 de setembro em Boa Esperança, onde o Fenac surgiu.
LAMARTINE Além da exibição de um vídeo criado especialmente para a ocasião, o 45º Fenac destinará ao letrista Murilo Antunes uma réplica do Troféu Lamartine Babo, entregue anualmente aos primeiros classificados do festival. A ideia é repassar a homenagem à família de Fernando Brant ou ao acervo do Museu Clube da Esquina, conforme decisão coletiva.
Este ano, cerca de 3 mil compositores de 22 estados se inscreveram no 45º Fenac – 156 foram classificados para disputar as eliminatórias. Esta é a primeira vez que a estância hidromineral de São Lourenço recebe uma das etapas do festival, onde estarão se apresentando 26 concorrentes.
45º FENAC
Eliminatórias. Sexta e sábado, às 21h. Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas, em São Lourenço. Entrada franca.