O que começou de maneira despretensiosa, há quatro anos, acabou se desdobrando em mais de um evento e atraindo a atenção da crítica para uma produção emergente, que vem conquistando o público cansado da mesmice patrocinada principalmente por gravadoras em crise.
Depois da Mostra Cantautores, que ganhará a quinta edição em dezembro, em formato de festival, é a vez da Noite Cantautores, que chega à segunda edição com apresentações mensais na Casa Una, no Bairro de Lourdes.
saiba mais
-
A Fase Rosa e Djalma Não Entende de Política se juntam em show
-
Paulinho da Viola comemora 50 anos de carreira com show em BH
-
Atrações musicais se apresentam em cidades mineiras nas férias
-
Aline Calixto lança clipe de 'Papo de samba', primeiro single de seu terceiro álbum
-
Turnê mundial de Gil e Caetano Veloso é o resultado de êxito
-
Jovens apaixonados pela sanfona impulsionam carreira além do forró
A maior dificuldade enfrentada pelos cantautores? “Não sei, são tantas que nem tem como eleger uma só”, reage o catarinense, de 24 anos. Segundo Tom, há condescendência no país em relação à música. “Todos sabem que é bonita e interessante, mas ela acaba neutralizada por investimentos não suficientes, além da burocratização do mecenato”, acusa o jovem compositor, que vê na Noite Cantautores a oportunidade de mostrar seu trabalho em outro estado, além de estabelecer trocas com colegas brasileiros e de outros países.
“O projeto cresceu bastante de 2011 para cá”, avalia a cantora Jennifer Souza, da banda Transmissor, uma das idealizadoras dos dois eventos realizados em BH. A ideia surgiu da necessidade de criar espaço para shows solos de voz e violão em ambiente que propiciasse a escuta atenciosa do público.
“Vínhamos de bares, experiência da qual saímos frustrados”, explica a jovem intérprete, lembrando que tais espaços não têm aparato suficiente para boas audições.
“Quis começar de algo despido de tudo. O formato bruto instrumento e voz cria espaço para a audição, havia uma carência geral disso”, conclui Jennifer, salientando que a resposta foi positiva não só para os artistas, mas para o público.
PROGRAMAÇÃO
7 de agosto
Gustavo Galo (SP)
André de Freitas (MG)
4 de setembro
Fernando Vilela (RJ)
Dr. Morris (SP)
2 de outubro
Thiago Braz (MG)
Julian Mourin (Argentina)
6 de novembro
Ravel Rodrigues (PI)
Marcelo Tofani (MG)
4 de dezembro
Deh Mussulini (MG)
Ian Lasserre (BA)
TOM CUSTÓDIO DA LUZ E GUI BORGES
Sexta, às 22h. Casa Una, Rua Aimorés, 1.451, Lourdes. Entrada franca, sujeita à lotação. Capacidade: 60 lugares. Informações: (31) 3235-7314